Prefeito Ortiz Jr. durante lançamento do aplicativo - Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira, 19, o aplicativo Cittamobi, que vai auxiliar e modernizar o atendimento aos usuários do transporte público através dos smartphones em Taubaté, foi lançado.

Foto:

Aplicativo Cittamobi – Foto: Reprodução/Cittamobi



 

Pelo celular a população pode ter acesso às informações específicas dos ônibus em tempo real, como a previsão de chegada do próximo veículo no ponto em que está. O Cittamobi mostra no mapa a localização dos pontos e suas respectivas linhas, e o usuário pode selecionar a linha que mais utiliza, para acelerar as informações.

Também foi desenvolvido um aplicativo exclusivo para pessoas com deficiência visual, o Cittamobi Acessibilidade, onde o usuário recebe automaticamente, em formato de áudio, as informações necessárias e a busca por ônibus adaptados.

Para que o aplicativo possa funcionar corretamente, inicialmente foram mapeados os pontos de parada de ônibus da cidade. As linhas, veículos e seus horários foram cadastrados para cálculos considerando trânsito, posição dos ônibus, linhas cadastradas, e outras variáveis, para gerar as previsões de chegada e saída dos veículos em cada ponto mapeado.

A atualização das informações é possível graças à tecnologia GPRS, onde cada ônibus possui um pequeno transmissor que mostra sua posição captada por um GPS.

O app é interativo e o usuário pode relatar problemas e dar sugestões. O Cittamobi está disponível para os sistema iOS e Android e também pelo site http://www.cittamobi.com.br . O serviço é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Taubaté.

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *