Acesso à tribuna e mesa passa a ser facilitado por plataforma - Foto: Divulgação

Para o segundo semestre, o plenário da Câmara de Taubaté contará com o espaço adaptado às normas de acessibilidade. Os munícipes poderão conferir as alterações a partir da primeira sessão do segundo semestre, no dia 3 de agosto.

Pela TV Câmara também será possível perceber as  alterações. A tribuna que os parlamentares e a população ocupam para usar a palavra teve a altura adaptada, e o acesso a ela passa a ser feito por uma rampa. Atrás da tribuna, o novo elemento é uma plataforma elevatória instalada para que o cadeirante tenha acesso à Mesa.



 

Na galeria, outra plataforma foi colocada para possibilitar o livre trânsito até o centro do plenário. Para isso, foram retiradas cadeiras, passando de 186 para 157 o total de assentos disponíveis, sendo que 12 deles são reservados a pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, idosos, gestantes, lactantes ou mães com crianças de colo.

“Se o Legislativo representa a população, nada mais justo que seja um local onde todos possam ter acesso, indistintamente, e para isso, a acessibilidade é um conceito fundamental. Nossa preocupação é acolher com dignidade cada cidadão”, afirmou o presidente da Câmara, Rodrigo Luis Silva “Digão” (PSDB).

Todo o prédio da Câmara passou pela adaptação, além do plenário. Na entrada, outra plataforma elevatória possibilita o acesso a cadeirantes. Em toda Casa, piso podotátil foi instalado para auxiliar na locomoção de deficientes visuais. Visando à acolhida de pessoas com este tipo de deficiência, placas de identificação de banheiros, copas e gabinetes dos vereadores, incluindo a Presidência, agora contam com inscrição em braile. A estrutura de corrimãos nas escadas também foi adaptada às normas de acessibilidade.

Segunda-feira 

Outra mudança a partir do segundo semestre é a unificação das sessões ordinárias às segundas-feiras, a partir das 14h30. Até junho, eram realizadas terça-feira à noite e quarta-feira à tarde. A alteração foi instituída por projeto da Mesa.

 

 

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *