A Câmara de Taubaté aprovou no dia 9 moção de apoio às vítimas da tragédia em Mariana (MG),  apresentado por Salvador Soares (PT) que se remete ao rompimento de duas barragens da mineradora Samarco, no último dia 5.

“A notícia sobre o rompimento das barragens da mineradora, no subdistrito de Bento Rodrigues, em Mariana, provocou um sentimento de consternação nacional. O acidente que aconteceu entre 15h30 e 16h da quinta-feira, 5 de novembro de 2015, tem cenas que ainda nos chocam. A tragédia no município mineiro ganhou repercussão internacional. Jornais de diferentes partes do mundo destacam a tragédia”, descreveu o vereador.



 

A sensibilização tornou-se ainda mais significativa porque o acidente ocorreu uma semana após a Câmara aprovar projeto de lei de autoria de Salvador declarando Taubaté e Mariana cidades coirmãs, com objetivo de facilitar convênios e intercâmbios culturais, sociais e econômicos.

Mas a ligação de ambas as cidades é mais longínqua. O município mineiro – a primeira vila, cidade e capital do estado de Minas Gerais – foi fundado por um bandeirante taubateano, Salvador Fernando Furtado, e foi no século XVII uma das maiores cidades produtoras de ouro para a coroa Portuguesa.

Até o dia 11, seis mortes haviam sido confirmadas e 22 pessoas continuavam desaparecidas.

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *