Rua marginal ao córrego está cedendo com a erosão - Foto: Quiririm News

Um buraco aberto na Rua Monsenhor João Pavésio, no cruzamento com a Rua Sebastião do Couto, no Jardim Santa Tereza, levou os vereadores de Taubaté a aprovarem no último dia 23, um requerimento do Vr. Nunes Coelho (PRB) cobrando da Prefeitura de Taubaté reparo urgente da rede de esgoto e fechamento do buraco.

A erosão, de acordo com Nunes Coelho, subtraiu mais da metade da rua, expondo a rede de esgoto, e representa risco aos moradores, principalmente crianças. “O asfalto cedeu, e quero pedir ao Prefeito que providências sejam tomadas, solucionado esse problema”, discorreu.



 
Foto:

Tubos de concretos foram improvisados ao redor da erosão para evitar acidentes – Foto: Reprodução GoogleMaps

Douglas Carbonne (PCdoB) atribuiu a responsabilidade à Sabesp, dizendo que a companhia “comete crime” quando despeja esgoto em córregos, uma vez que cobra para tratamento de esgoto. Acrescentou que a Sabesp é a maior responsável por buracos no asfalto, sem o devido reparo.

Para Luizinho da Farmácia (PROS), é preciso denunciar casos em que o reparo no asfalto é feito com má qualidade, porém é preciso “cuidado quando se fala de determinados órgãos”, para não atribuir a culpa a pessoa errada. Ele reconheceu que o esgoto não pode ficar a céu aberto, mas frisou que o excesso de setores responsáveis pelo meio ambiente emperram os procedimentos.

Foto:

Outro ponto da rua marginal ao córrego também começa a desabar – Foto: Quiririm News

Com a Sabesp pautando a discussão do projeto, Carlos Peixoto (PMDB) cobrou da companhia o repasse de R$ 60 milhões ao município, em cumprimento a um acordo estabelecido na gestão do ex-prefeito Roberto Peixoto. “Onde está o dinheiro? Por que não foi cumprido o que aprovamos?”, perguntou o parlamentar.

Salvador Soares (PT) sugeriu a criação de uma Comissão Processante contra o prefeito, baseada na falta de resposta do prefeito aos requerimentos dos vereadores. Por lei, o prefeito é obrigado a apresentar resposta em 15 dias. “Para quem acha que o governo não nos responde à altura, está aí a oportunidade. Precisamos engrossar o tom de voz, trazer o prefeito à responsabilidade.”

Joffre Neto (PSB) explicou que sua assessoria conta com um engenheiro e, em inspeção no local, constatou a gravidade do estrago no Jardim Santa Tereza. Acrescentou que a Prefeitura deveria iniciar as obras da periferia para o centro. “Porque o centro, por pior que esteja, está muito bem, tem coleta diária de lixo, rede de água e esgoto”, exemplificou.

*Secretaria de Obras:

Em resposta a esta reportagem, a Secretaria de Obras afirmou em nota que “tem conhecimento deste problema e está sendo feita uma licitação para a construção de um muro de contenção e a recuperação do pavimento de todas as vias ao longo do córrego do Santa Tereza”, ainda em nota afirma que as obras serão realizadas no próximo ano.

*Matéria atualizada às 15h45 – sexta-feira, 27 de novembro.

Clique aqui e veja todas as notícias mais recentes do Portal Quiririm News

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *