1º Grupo de Ciclistas do Sport Club Taubateense em 1904 - Foto: Acervo José Indiani

Após um hiato de  aproximadamente 10 anos, a “Società 30 di Aprile”,  uma entidade sem fins lucrativos formada pelos descendentes dos italianos de Quiririm, que busca resgatar e manter as tradições culturais italianas no Distrito, realiza um passeio ciclístico diferente que promete levar cultura e história sobre a chegada dos italianos à Quiririm, passando por diversos pontos turísticos no próximo dia 22, domingo, a partir das 09h.

Com a saída marcada para acontecer na Rua Líbero Indiani, em frente ao Museu da Imigração Italiana de Quiririm, a “Società 30 Di Aprile” elencou oito pontos históricos que  ilustrarão o passado e o presente com fotos e uma breve narrativa da história sobre a origem de cada local. O evento é gratuito e livre para qualquer idade.



 
Foto: Quiririm News

Historiadores da Società 30 Di Aprile em reunião – Foto: Quiririm News

O Trajeto:

O passeio, após sair do Museu da Imigração Italiana, se dirige ao Pontilhão, antiga comporta que era usada para irrigar toda a várzea e as plantações de arroz, em seguida pedala até a Igreja Matriz e o “belvedere” (mirante), que tem vista para a Serra da Mantiqueira e várzea.

Na área esportiva, o Campo do Esporte Clube Quiririm, bem como sua sede, guardam em suas arquiteturas grandes histórias. O próximo destino é a Capela Nossa Senhora Aparecida, que neste ano completou 120 ano de fundação.

Divulgação

Trajeto do 1º Passeio Ciclístico Histórico Cultural – Imagem – Divulgação

Explorando a área rural, os ciclistas vão conhecer a Bica do Sapo, nascente de água cristalina que por muito tempo foi fonte de  água potável para moradores do Distrito que não tinham saneamento básico. Para finalizar o passeio ciclístico, visita a caixa d’ água da antiga estrada de ferro Central do Brasil e também a Casa Castilho, uma das principais mercearias da época.

O 1º Passeio Ciclístico Histórico Cultural  tem o apoio do Portal Quiririm News, do Panathlon Clube Taubaté e da Prefeitura Municipal de Taubaté. Você pode curtir a página da Società 30 Di Aprile clicando aqui, e saber mais do evento aqui .

Sorteio:
Para levantar fundos e custear despesas do passeio ciclistico, a “Società” ganhou do artista quiririense Fábio Scarenzi, um quadro com dançarinas de tarantelas que está sendo rifado por R$ 10 cada número da rifa. Mais informações através da página da “Società” no Facebook.

Foto: Acervo Società 30 Di Aprile

Quadro produzido pelo artista Fábio Scarenzi está sendo rifado – Foto: Acervo Società 30 Di Aprile

Clique aqui e veja todas as notícias mais recentes do Portal Quiririm News

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *