Foi inaugurado nesta segunda-feira (26), as atividades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Santa Tereza “Umberto Passarelli” em Taubaté. A cerimônia de inauguração recebeu autoridades e moradores do bairro para a cerimônia.
O CRAS é um equipamento social que busca trabalhar a família para promoção e garantia de sua cidadania. É um espaço destinado à assistência, orientação e acompanhamento às famílias carentes, e desenvolve serviços sócio-educativos.
“O CRAS é a casa da família, todos os serviços da prefeitura que são ofertados a população que tem algum tipo de vulnerabilidade social pode ser feito aqui pelo CRAS, a ideia é cuidar da família, cuidar da dependência química, do jovem e do adulto dependente, cuidar para que ele se qualifique profissionalmente, mas fundamentalmente, que ele cuide da família”, disse o prefeito Ortiz Junior.
Prefeito Ortiz Jr. Inaugura o Cras

Prefeito Ortiz Jr. inaugura o CRAS – Foto: Douglas Castilho/Quiririm News

Além do CRAS, um prédio ao lado foi reformado e disponibilizado para ser uma unidade da Escola do Trabalho, “São cursos do SENAI, SENAC, para geração de renda, para donas de casas e jovens que saem do ensino médio”, conta o prefeito.
Para a moradora do bairro, Maria Isabel, de 35 anos, a inauguração do novo centro pode trazer melhorias, “Eu tenho duas filhas, uma está na creche e outra na escola lá embaixo, a gente vai poder usar, é uma coisa que vem ajudar a comunidade, aqui precisa muito, até eu mesmo, aqui tem curso né, eu quero fazer”, afirma.
CRAS Unidade Santa Tereza - Foto: Douglas Castilho/Quiririm News

CRAS Unidade Santa Tereza – Foto: Douglas Castilho/Quiririm News



 
Estiveram na solenidade o ex-prefeito José Bernardo Ortiz, pai do prefeito Ortiz Jr, os secretários Alexandre Magno, Dolores Piño, Alexandre Simpson, os vereadores Digão, Graça, entre outros. “É primordial, esse bairro é um dos mais carentes que temos no município, além da carência, o acesso para este bairro é muito difícil, é muito longe do centro, então a implantação do CRAS e da Escola do Trabalho é fundamental para a dignidade dos moradores”, disse a vereadora Graça.
Alunos da rede municipal de ensino se apresentam com dança - Foto: Douglas Castilho/Quiririm News

Alunos da rede municipal de ensino se apresentaram com dança – Foto: Douglas Castilho/Quiririm News

Este centro vai priorizar o atendimento às famílias que residem nos bairros: Santa Tereza, Quiririm, Cecap I, II, III e IV, Bonfim, Novo Horizonte, Pinheirinho, Jardim Bela Vista, Piracangaguá, Abaeté, Área Rural-Indústria Rural e Chácaras Flórida.
“A gente fica muito feliz, entendo que era necessário um CRAS aqui na região, esse centro veio somar e beneficiar a população toda que reside aqui, que enfrentam vários problemas sociais, esse CRAS vai trazer muitos benefícios para a população”, ressaltou o vereador Digão.
Segundo Ortiz Junior, o CRAS está preparado para receber cerca de 650 famílias, e a escola do trabalho pode atender até 150 alunos. O atendimento ao público no CRAS acontece de segunda a sexta, das 09h às 17h, na sede do CRAS, situado à Rua Antônio da Silva Lobo, nº 1360, Santa Tereza.

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *