Croqui de revitalização da Av. Cel. Marcondes de Mattos

Anunciada no início da gestão do Prefeito Municipal Ortiz Júnior (PSDB), em 2013, a revitalização das ruas centrais de Quiririm em uma Vila Italiana, começam no próximo mês de outubro. A empresa vencedora da licitação para a construção é a EMC Engenharia de Manutenção e Construtora Ltda, e o valor total do projeto é o de R$ 3.246.000,00.

A verba é proveniente do Fid (Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos) da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania do Estado, que tem como meta financiar projetos de preservação e reparação de danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, ao patrimônio histórico, turístico e paisagístico.



 

No projeto estão programadas uma requalificação da Avenida Cel. Marcondes de Mattos, do Palco de Eventos, onde ocorre a tradicional Festa da Colônia Agrícola Italiana de Quiririm, a Praça Antônio Naldi, que abriga a Igreja Matriz e o mirante. As intervenções tem como objetivo tornar Quiririm um centro turístico de fato, recebendo visitantes durante o ano todo.

revitalizaçãoquiririm1

“No dia 14/09 foram abertos os envelopes com propostas de preços e foi conhecida a empresa vencedora. O processo encontra-se na SESP (Secretaria de Serviços Públicos) fazendo análise dos preços, ao retornar será publicado o resultado da classificação das empresas e será encaminhado para a homologação do prefeito. A empresa vencedora é a EMC Engenharia de Manutenção e Construções Ltda. O Valor é de R$ 3.246.000,00. As obras devem ser iniciadas dentro do prazo de 30 dias”, informa a Prefeitura em nota veiculada no dia 15 de setembro de 2015.

Em resposta ao jornalismo do Quiririm News, o setor de comunicação da Prefeitura enviou alguns tópicos que, de acordo com a Secretaria de Planejamento, serão realizados no Distrito durante as obras.

Veja em tópicos quais mudanças serão realizadas:

Visual:

Dar nova qualidade a estes espaços públicos a fim de melhorar a qualidade da experiência dos moradores, visitantes e comerciantes, criando um ambiente mais atraente, agradável, acessível e seguro para o pedestre, através do alargamento das calçadas, arborização, criação de recintos de convívio e descanso, implantação de mobiliário urbano como bancos, bicicletários, lixeiras, floreiras, iluminação pública com postes que considerem a escala do pedestre, entre outras;

Trânsito:

Reduzir o impacto negativo dos veículos motorizados, sem eliminar o tráfego local, através de soluções para diminuir seu fluxo e moderar suas velocidades, com a adoção de cruzamentos elevados, pavimentação diferenciada com blocos intertravados, a fim de ampliar o sentimento de segurança, acessibilidade e favorecer a apropriação da rua como uma ciclo-rota; Foto:

Palco, Praça Antônio Naldi, Mirante e Museu:

Além da reconfiguração do palco e da praça Mercedes Ponzoni (pátio do palco), a reforma da Praça Antonio Naldi e do Mirante estão no projeto, bem como o Museu da Imigração Italiana, que é situado na Av. Líbero Indiani, que une Quiririm a rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro.

Preservação arquitetônica e cultural:

A escolha do Distrito de Quiririm justifica-se pela necessidade em preservar sua identidade cultural e valor histórico, bem como potencializar sua vocação turística como um lugar singular, festivo e repleto de memória. Quiririm, hoje muito conhecido por sua típica culinária italiana, herança direta dos imigrantes que ali se fixaram no final do século XIX, foi também palco das primeiras olarias da região, cujos tijolos edificaram muito dos patrimônios tombados de Taubaté.

Ao longo dos anos, Quiririm deixou seu passado agrícola e em 1989, por uma iniciativa dos moradores locais, foi organizada a “Festa da Colônia Italiana de Quiririm”, festa esta que deu visibilidade, impulsionou e consolidou a vocação gastronômica do Distrito no decorrer de suas 26 edições.

Atualmente este tradicional evento atinge um público expressivo de visitantes, que tomam a Av. Cel. José Benedito Marcondes de Mattos e arredores nos 06 dias de festa. Porém, além deste período festivo, durante todo o ano o Distrito recebe visitantes que circulam por suas ruas, casarios, restaurantes, bistrôs e cantinas.

Leia mais:

Clique aqui e assista em vídeo a entrevista do Prefeito Ortiz Júnior com projetos para Quiririm
(Entrevista concedida em abril/2015)

Clique aqui e veja todas as notícias mais recentes do Portal Quiririm News

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *