Secretário de saúde, Dr. João Ebram Neto - Foto: Douglas Castilho/Quiririm News

Após o anúncio feito pela Prefeitura de Taubaté, informando que o Pronto Atendimento do bairro Cecap, passaria por reformas e ficaria fechado por cerca de 90 dias, imediatamente uma dúvida se espalhou por moradores e pela a internet.

Depois da reforma, o Pronto Atendimento será fechado e no lugar será aberto um PAMO (Posto de Atendimento Médico e Odontológico)?



 

Leia mais: Pronto Atendimento do Cecap passa por reforma

Em entrevista exclusiva concedida para o Portal de Noticias Quiririm News o secretário de saúde, Dr. João Ebram Neto, explica o caso. Confira!

Pronto atendimento 24hs Cecap - Foto reprodução: Google Street Views

Pronto Atendimento 24hs Cecap – Foto reprodução: Google Street Views

Quiririm News: Secretário, qual o objetivo da reforma do Pronto Atendimento da Cecap, e qual o prazo de conclusão das obras?

João Ebram Neto:  Nós fizemos um planejamento para poder revitalizar aquele pronto atendimento, como todos sabem, principalmente as pessoas que frequentam o Pronto Atendimento do Cecap, as condições para receber as pessoas estavam inadequadas, nós tínhamos ali portas que estavam quebradas, o banheiro tinha que ser reformado ou trocado peças, porque já estava bastante antigo, de uma maneira geral, toda aquela unidade estava precisando ser revitalizada. Com essa intenção, foi determinada pelo prefeito municipal que a gente pudesse fazer essa reforma, e essa reforma pudesse dar uma melhoria na qualidade do atendimento. A partir disso, nós fizemos uma programação dessa reforma, que hoje é realidade, com uma previsão de 90 dias para que a gente possa retornar o atendimento.

QN: Durante este período, para onde os pacientes serão direcionados para o atendimento?

J.E.: O que a gente tem de planejamento nesse período, quando o P.A. do Cecap estiver fechado, nós faremos nosso atendimento em 2 unidades, Pronto Socorro Municipal para os pacientes adultos e Pronto Socorro Infantil para as crianças. Existe, na verdade, essa determinação porque essas duas unidades são unidades mães, são unidades que tem vários especialistas e podem receber essa demanda.

QN: Sobre a dúvida de muitos moradores, de que o P.A. será fechado para dar lugar a um PAMO, o que o senhor tem a dizer sobre isso?

J.E.: A partir deste momento, quando estiver pronto e inaugurado o P.A. do Cecap, retornaremos nossas atividades normalmente naquela unidade, então, sei que muitas pessoas estão nos ligando, procurando ouvidoria, procurando os meios de imprensa, falando que vão fechar definitivamente aquela unidade, não é essa a intenção da secretaria e não é essa a determinação do prefeito municipal.

QN: Mas, segundo algumas pessoas, após a chegada da UPA em Taubaté, o Pronto Atendimento será fechado, isso pode ocorrer?

J.E.: O que existe na verdade, talvez desse boato, é porque temos um planejamento da construção do UPA ali no Novo Horizonte, isso já é realidade. Nós já temos fechado ali na região do Novo Horizonte, anexo aquele empreendimento do CURI, a construção de uma UPA porte 1 para aquela região do Novo Horizonte, Cecap e  Quiririm. A UPA é uma construção de praticamente 2 mil metros quadrados que vai dar um atendimento e poder receber essas pessoas, dar um atendimento muito melhor, então, quando isso acontecer, o que vai levar um tempo da construção, em torno de 12 a 15 meses para se construir, nesse planejamento sim, quando a gente for abrir a UPA do Novo Horizonte, essa unidade do PA Cecap se transformará em uma UBS (Unidade Básica de Saúde).

QN: Durante esta reforma para onde os funcionários serão designados? E caso venha a se transformar em uma UBS, qual será o destino dos funcionários?

J.E.: Hoje, como está acontecendo, todos os funcionários do P.A. Cecap foram transferidos ou para o Pronto Socorro Municipal ou para o Pronto Socorro Infantil, não teve prejuízo e não vai ter prejuízo para a população. Da mesma forma, que quando se for abrir a nossa UPA ali no Novo Horizonte, esses profissionais que estão no P.A. do Cecap e tem experiência no atendimento de urgência e emergência, vão ser aproveitados nessa nova unidade, é uma questão muitas vezes de reajuste, mas sem dúvida nenhuma isso é importante para a gente dar continuidade no atendimento.

QN: Existem outras reformas previstas para a região de Quiririm?

J.E.: Olha nós temos uma previsão de inúmeras reformas das nossas unidades básicas, nós vamos inaugurar agora Novo Horizonte, nós estamos agora fechando o P.A. do Cecap, e  o PAMO de Quiririm vai ser reformado, o que acontece é que quando estamos falando de Quiririm, ele serve de ponta, de estrutura para a gente poder fazer a reforma de 2 unidades do requalifica, do ESF Santa Tereza e do PAMO Pinheirinho, que vai se transformar em ESF também. Então está sim sendo planejada a reforma do Quiririm, inclusive, já iniciamos a parte de arquitetura da nova unidade, ali dá para se fazer um PAMO belíssimo, tem uma área de verde muito bonita. Ali a previsão é que a gente faça não somente uma reforma, mas que a gente faça uma ampliação da unidade para poder receber outros profissionais.

QN: Para finalizar, qual mensagem você deixa para estas pessoas que podem ainda estar em dúvida?

J.E.: Olha quero deixar muito, muito claro a toda população, que a nossa reforma no P.A. Cecap não está visando o seu fechamento, se todos forem lá, vão ver pessoas trabalhando, nós vamos trocar todo o piso, trocar a parte de madeira, vamos pintar aquela unidade, trocar a parte que é da fachada, construir ou tirar, colocar portas para que a gente possa melhorar o fluxo daquela unidade. Nós não íamos reformar, fazer um investimento de 200 mil na parte estrutural e mais de 50 mil reais na parte de mobiliário para deixar a unidade fechada. Então, isso que está acontecendo de várias pessoas fazerem esse comentário, não passa de um comentário na verdade, porque nós vamos abrir aquela unidade com condição muito melhor para seu atendimento.

Secretário anuncia reformas no Pamo do Quiririm, no Santa Tereza e no Pinheirinho - Foto: Douglas Castilho/Quiririm News

Secretário anuncia reformas no Pamo do Quiririm, no Santa Tereza e no Pinheirinho – Foto: Douglas Castilho/Quiririm News

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *