A vacina pode ser tomada no PAMO de Quiririm, situado na rua João Botossi, 150 - Foto: Quiririm News

A Secretaria de Saúde de Taubaté inicia nesta segunda-feira, dia 01 de setembro, a aplicação da segunda dose da vacina de HPV para meninas de 11 a 13 anos que já receberam a primeira dose.

Vale ressaltar que a vacina contra HPV protege contra verrugas genitais e o câncer do colo do útero e a prevenção é a melhor arma contra todas as doenças. A vacina contra HPV estará disponível em todas as unidades de saúde que tem salas de vacinação.



 

É importante que os pais ou responsáveis levem as meninas para o reforço dessa vacina, necessário para ampliar a proteção obtida pela dose inicial. É importante também não deixar de levar a carteira de vacinação para registrar a dose aplicada.

As vacinas são aplicadas de segunda a sexta-feira, das 08h às 10h30 e das 13h às 15h30.

Hepatite A

A novidade do calendário vacinal para o mês de setembro é a inclusão da vacina contra Hepatite A para crianças de 01 ano de idade. A hepatite A é uma doença do fígado, transmitida por vírus através de água e alimentos contaminados.

A pessoa doente de Hepatite A fica ictérica (pele amarelada), sente enjoos, febre, alteração da cor das fezes e da urina e falta de apetite entre outros sintomas. A partir de 08 de setembro a vacina contra Hepatite A estará disponível para crianças de 01 ano em todas as unidades de saúde que tem salas de vacinação. Nesse caso não se trata de uma campanha, mas sim de inclusão de uma nova vacina no calendário SUS.

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *