Prédio do Hemonúcleo Taubaté - Foto reprodução: Facebook Hemonúcleo Taubaté

Um acidente no último dia 25, quarta-feira, envolvendo um motorista e uma ciclista de Taubaté, deixou a jovem Marcela Nogarotto, de aproximadamente 25 anos, em estado grave no hospital.

Segundo informações, o veículo trafegava pela via Dutra quando, ao tentar desviar de um cachorro, perdeu o controle do carro, que colidiu com a ciclista que utilizava do acostamento como via de acesso.



 

A jovem estava com um grupo de ciclistas próximo ao KM117, sentido Rio de Janeiro, quando foi surpreendida pelo veículo de modelo Pegeout, que ao rodar na pista, atingiu a ciclista, que foi levada para o Pronto-Socorro do Hospital Regional em Taubaté.

Após a notícia, uma mobilização via redes sociais comoveu muitos amigos e até desconhecidos, que prontamente se ofereceram para doar sangue. Muitos que doaram foram pela primeira vez, “Foi minha primeira doação e pretendo continuar doando. Eu não conhecia, aliás, não conheço ela, temos uma amiga em comum e fiquei sabendo através dessa amiga que temos, por uma postagem no facebook, e então decidir ir doar”, conta Amanda Sávio, empresária.

A empresária Amanda Sávio registrou o momento da doação - Foto: Acervo pessoal Amanda Sávio

A empresária Amanda Sávio registrou o momento da doação – Foto: Acervo pessoal Amanda Sávio

Para a assistente social do Hemonúcleo de Taubaté, Sônia Andrade, este tipo de ação é relevante e faz a diferença nos estoques de sangue, que nos meses de férias escolares e festividades como a Copa do Mundo,  ficam baixos.

“Com a facilidade e rapidez da internet é importante que a usemos em causas nobres, como essa por exemplo. Eu acho que isso transcende, isso é muito importante, ajudar o próximo, eu peço que compartilhem essa informação e ajudem, é uma causa nobre”, ressalta Sônia.

Atualmente o Hemonúcleo de Taubaté atende 31 municípios do Vale do Paraíba e as doações podem ser feitas se segunda à sexta-feira, das 7h30 às 14h30, sem interrupção durante o horário de almoço.

“A doação de sangue é simples, é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que menores de 16 devem estar acompanhados  dos pais ou responsável, e precisa ter também mais de 50 quilos, juntamente com um documento oficial, original e com foto”, explica Sônia Andrade, responsável por buscar doadores, que ressalta, “Ao contrário do que muita gente pensa, não precisa estar em jejum, é só evitar alimentos gordurosos”.

 Atestado:

Após doar sangue, a pessoa recebe um atestado referente a doação. Segundo a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), uma vez ao ano a pessoa pode abonar o dia de trabalho, por isso é aconselhado doar uma vez a cada ano.

Importante:

Ao término da entrevista, Sônia Andrade destaca a importância do sangue O negativo, “Neste momento que tivemos a queda de doadores (férias, baixas temperaturas e festividades), eu gostria de falar da importância do sangue O- em nossos estoques, este sangue é mais raro, e a gente precisa intensificar a campanha para que venham doar este tipo sangüíneo, as vezes a pessoas não sabem da importância deste tipo de sangue”, conclui.

O Hemonúcleo Taubaté fica na Avenida Joaquim Távora, S/N – Centro – Taubaté. Outras informações podem ser obtidas através do (12) 3625-7517.

 

 

 

 

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *