Mudas plantadas na Avenida Imigrantes também foram alvo de furto - Foto: Douglas Castilho/Quiririm News

Recentemente Quiririm recebeu na Avenida Imigrantes e nas rotatórias da Avenida Carlos Pedroso da Silveira, o plantio de inúmeras mudas de plantas, entre elas palmeiras, com o objetivo de arborizar a área urbana do Distrito e de toda a cidade de Taubaté.

O que a SEMA (Secretaria de Meio Ambiente) não esperava, é que essas mesmas mudas plantadas fossem furtadas. Poucos dias após o plantio, várias mudas sumiram deixando no local exatamente apenas o buraco na terra, o que indica o furto das mudas pela raiz.



 

buraco

“A Prefeitura pede para que as pessoas não arranquem ou danifiquem essas árvores e sim cuidem das mesmas. A arborização urbana bem planejada contribui para a estabilidade microclimática, ou seja, uma cidade adequadamente arborizada apresenta um clima mais ameno, sem grandes variações de temperatura”, solicitou a Prefeitura através da assessoria de imprensa.

Com o início do plantio em setembro de 2014, a SEMA tem como objetivo plantar 18.200 mudas de árvores em diferentes locais da cidade como: Avenida Imigrantes, Escola SEDES, Avenida Carlos Pedroso da Silveira (próximo a Volkswagem), Praça Santa Terezinha, Rua CTI/ Bonfim, Avenida da Fraternidade, Parque Urupês, Cecap III, entre outros, estão sendo contemplados.

Nessa sexta-feira, 10, a equipe da SEMA está atuando no Cecap, Avenida da Fraternidade,  Jardim Ana Rosa e Vila Olimpia. Na última contagem, a Prefeitura já havia plantado cerca de 12.000 mudas.

Benefícios:
As árvores melhoram da qualidade do ar, pela absorção de partículas de poeira e gases às folhas, retirando grande parte da poluição do ar. A captura de carbono da atmosfera, colaborando no equilíbrio na absorção do CO2 (importante gás do efeito estufa) transformando em O2 pela fotossíntese.

Além disso as árvores resultam na redução da poluição sonora, através do amortecimento das ondas sonoras por barreiras verdes e pelas copas das árvores.  A melhoria no paisagismo e/ou do aspecto visual da cidade também é alcançado com o plantio.

Doação de mudas:

A SEMA disponibiliza para os munícipes de Taubaté mudas para doação de diversas árvores. A solicitação pode ser feita pelos telefones: (12) 3624-4195/ 3625-5023.

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *