No dia 7 de Setembro, dia em que se comemora a Independência do Brasil, Taubaté recebe o desfile cívico em homenagem à data que marca a emancipação política do país.
Esse ano, cerca de 2000 alunos da rede municipal de ensino, incluindo as crianças da Educação Infantil e alunos do PEJ e Ametra, participam do desfile junto com o Exército e autoridades locais. O desfile ocorrerá neste domingo, dia 07, na Avenida Walther Thaumaturgo (Avenida do Povo) e a programação inicia às 7h30 com hasteamento das bandeiras. Em seguida, às 7h45, acontece a passagem em revista à tropa e às 8h o início do desfile.
TRÂNSITO
No sábado, 06 de setembro, a partir das 12h, a Avenida Professor Walter Thaumaturgo (Avenida do Povo) ficará totalmente interditada no trecho de cobertura, para montagem e organização da estrutura.
Para o desfile cívico no domingo, 07 de setembro, a Avenida do Povo e vias de acesso da região serão bloqueadas às 6h30, permitindo somente o trânsito local.
As vias alternativas e que não terão nenhuma interdição são: Avenida Inglaterra, Tiradentes, John Fitzgerald Kennedy, Marechal Arthur da Costa e Silva, Juscelino Kubitscheck e Rua Getúlio Vargas.
Os principais bloqueios serão liberados quando encerrar o evento, e o trecho coberto da Avenida do Povo terá o trânsito permitido ao final da desmontagem do equipamento.
Todas as intervenções viárias contarão com as sinalizações e agentes de trânsito para dar apoio local.
ÔNIBUS
Os ônibus farão o seguinte percurso: à direita na Rua Claro Gomes, seguirão até a Rua Getulio Vargas onde entrarão á esquerda, cruzando a Avenida do Povo, em seguida continuarão pela Rua Marechal Arthur da Costa e Silva, à direita na Praça Santa Terezinha, à esquerda na Rua Dr. Pedro Costa, e a partir daí o itinerário será o normal.
Os passageiros das linhas que seguem pela Avenida Independência e que embarcam e desembarcam no ponto localizado na Rua Dr. Emilio Winther, em frente a Funerária São Benedito, deverão utilizar o ponto localizado na Rua Marechal Arthur da Costa e Silva, ao lado da Praça Santa Terezinha.