Arte: Quiririm News

Após o hiato de 2020 em decorrência da pandemia global pelo novo coronavírus, a 32ª edição da Festa da Colônia Agrícola Italiana de Quiririm já tem data marcada e acontece de forma virtual em 2021.

Nos dias 30 de abril, 1 e 2 de maio, atividades online acontecerão na internet para homenagear os imigrantes italianos que criaram raízes em Quiririm. A realização da festa é da Prefeitura de Taubaté com o apoio da Associação Cultural das Tradições Italianas de Quiririm.



 

De acordo com a Associação, seguindo todos os protocolos de segurança impostos pela pandemia, serão realizados “live” com shows musicais, entrevistas culturais, oficinas gastronômicas, missa e um desfile simbólico, tudo transmitido pelas redes sociais da Prefeitura de Taubaté, da Associação Cultural das Tradições Italianas de Quiririm e do Portal Quiririm News.

“A nossa ideia sobre a feitura da festa, mesmo que virtual, foi a de trazer alguma distração para as pessoas que estão reclusas há um ano, compartilhando só de noticias ruins e preocupações. Pensamos em levar um pouco de alento nesses tempos tão difíceis, mas não só isso, também em levar esperança a toda gente, lembrando que os imigrantes italianos passaram por isso, em 1918, quando houve a pandemia da gripe espanhola, eles já estavam aqui, numa situação muito mais precária do que a que estamos hoje. Que tenhamos esse exemplo da saga italiana. Vai passar, tudo vai passar!”, comenta Preta Valério, Presidente da Associação Cultural das Tradições Italianas de Quiririm.

A programação completa da 32ª Festa da Colônia Agrícola Italiana de Quiririm online ainda não foi divulgada, porém, no domingo dia 2 de maio está programado um almoço italiano no sistema drive-thru. Para lembrar o sabor da tradicional da festa de Quiririm serão vendidos dois pratos, o de macarronada com porpeta e o de lasanha.

“O almoço acontecerá no domingo dia 02 de maio, a partir das 11h, com vendas antecipadas e o local de entrega será no Salão Paroquial de Quiririm. Esse almoço será beneficente, toda a renda será revertida para a paróquia N.S. Imaculada Conceição, para o E.C. Quiririm e para a Associação Cultural das Tradições Italianas de Quiririm. Outras atrações legais acontecerão, tudo virtualmente, e a programação com horários vocês poderão acompanhar pelas redes sociais da festa e também pelo Quiririm News”, explica Preta Valério.

Criador da  Festa da Colônia Agrícola Italiana de Quiririm, Dheminho Canavezzi comenta sobre a importância de homenagear os imigrantes italianos de uma maneira diferente este ano, através de uma festa virtual.

“Essa festa italiana virtual ela vem até como um alento, para trazer um pouco de felicidade para as pessoas que estão sofrendo doentes, e até quem não está doente também, pois você ficar preso sem poder sair de casa, também é um sofrimento, é manter a tradição, mas também trazer um pouco de alegria para as pessoas”, explica Dheminho Canavezzi, que também faz parte da Associação Cultural das Tradições Italianas de Quiririm.

Além de ser realizada online, a 32ª Festa da Colônia italiana de Quiririm tem outra novidade. Nessa edição os organizadores apresentam um novo logo da festa, desenhado pelo artista plástico de Quiririm, Fábio Scarenzi.

Logo da 32ª Festa da Colônia Agrícola Italiana de Quiririm

 

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *