O problema na qualidade da água fornecida pela SABESP na cidade de Taubaté continua. Na última terça-feira (6), o superintendente regional da empresa Fernando Lourenço e o gerente da Sabesp Cláudio Katayama, foram chamados para prestar esclarecimentos do serviço na Câmara Municipal de Taubaté.
Frente aos vereadores, os representantes da companhia, informaram que a cada 100 reclamações registradas pela Sabesp, sete são relacionadas à qualidade da água fornecida. A afirmação foi feita pelo superintendente regional da empresa, Fernando Lourenço de Oliveira. Os dados foram colhidos no atendimento ao cliente da empresa.
De acordo com o engenheiro, o problema da qualidade é relacionado aos vazamentos. Por meio de gráfico, demostrou que “toda vez que há um vazamento grande, aumentam as reclamações quanto à qualidade”, afirma Lourenço.
Convidado a beber água turva:
Garrafas com água turva, colhidas em diferentes pontos da cidade, foram exibidas pelos vereadores durante a sabatina. O gerente da Sabesp em Taubaté, Cláudio Katayama, afirmou que a água é tratada com cloro e própria para consumo, mas, convidado a beber, foi interrompido pelo superintendente.
“Acho que não devemos insistir com a prova. Com essa característica, não serve para consumo”, afirmou Fernando Lourenço. “A Sabesp comete erros, reconhecemos nossos problemas. Não tem como consumir esta água.”, conclui.
Providências:
Questionado pelos vereadores sobre as providências que serão tomadas para evitar que essa água
chegue às torneiras, o superintendente explicou que dez quilômetros de tubulação estão sendo trocados e que quase cinco mil ramais (ligações entre a rede e as residências) estão sendo substituídos.
Fernando Lourenço assegurou que a mesma rede que distribui água em Taubaté serve para Tremembé e Caçapava, e não há registros de reclamações nas cidades vizinhas. “Houve piora na qualidade da água em Taubaté, especificamente”, ressaltou, atribuindo a responsabilidade aos vazamentos na rede.
Motivo da coloração da água:
Diferente de outras entrevistas, quando questionado sobre o problema, a Sabesp afirmava que o problema era pontual e que não atingia toda a cidade, dessa vez, a companhia reconheceu o erro e que parte deste problema é consequência da estrutura dos tubos, fabricados em ferro galvanizado e corroídos ao longo dos anos.
De acordo com o gerente Cláudio Katayama, 20% da rede ainda são feitos de ferro, e os outros 80% são de PVC. A rede tem 850 km de extensão e é substituída na fração de 0,5% ao ano.
A Sabesp atende 114 mil imóveis em Taubaté. Entre os possíveis motivos da água turva foram citadas a alteração na qualidade da água bruta, problemas na fase de tratamento e no sistema de distribuição.
Prejuízo:
Sobre moradores que utilizaram da água com coloração turva e tiveram roupas, edredons manchados ou qualquer outro prejuízo proveniente do problema da água, o superintendente garantiu que, nos dois últimos meses, a Sabesp promoveu 150 ressarcimentos ou reformas das contas de clientes que foram prejudicados.
Acrescentou que a companhia recebe com atenção todas as reclamações relacionadas à água suja, por meio de sua central de atendimento (0800-055-0195).
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