Faleceu nesta quinta-feira, 3 de outubro, o jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira, aos 97 anos. Ele é natural de Taubaté-SP, mas faleceu na cidade de Petrópolis-RJ, onde estava internado tratando uma pneumonia.
Cid ficou conhecido por apresentar o Jornal Nacional, da Rede Globo, durante 26 anos. Sua voz marcante ficou nacionalmente conhecida, principalmente quando gravou CDs narrando toda a Bíblia.
Cid Moreira se formou em contabilidade na ‘Escola do Comércio’, antigo colégio técnico que ficava na rua Mariano Moreira, na região central de Taubaté. Lá ele fez amizade com um ilustre morador do Distrito de Quiririm, o João Aristodemo Canavezi (1928-2020), popularmente conhecido como Dhemo Canavezi.
No livro “Memórias do Biso”, Dhemo cita a amizade que teve com Cid Moreira, lembrando que o jornalista chegou a publicar uma foto em um livro com um carro de seu pai.
“Na Escola do Comércio, fiz bons amigos, entre eles Cid Moreira, que me presenteou citando-me em seu livro, publicando uma foto dele, no carro de meu pai, um Mercury 39 azulão. Depois de um certo tempo sendo hóspede na casa de parentes, onde por sinal me sentia em casa, tanto que até hoje brinco com minha prima Tereza de chamá-la de “minha irmã”, passei a ir para a Escola do Comércio de carro. Era o único estacionado na Rua das Palmeiras”, conta Canavezi em seu livro.
O filho de Dhemo, conhecido como Dheminho Canavezi, lembra da amizade do pai com Cid.
“Eles eram grandes amigos de juventude, tanto que meu pai tratava o Cid por “Cidão”, e depois acabaram perdendo o contato quando ele se mudou de Taubaté. Até que um dia eu recebi um jornalista do Fantástico aqui em casa e citei essa foto. Ele pediu para escanear essa foto e passar para ele entregar ao Cid. Então o Cid ligou ao meu pai, agradeceu e achei muito legal. Depois quando ele lançou o livro em Taubaté, ele mandou um convite ao meu pai, se encontraram e bateram um papo e meu pai ficou muito feliz. Ele foi muito educado de ter colocado um recado ao meu pai no livro”, conta Dheminho.
Velório e enterro
Em entrevista ao Programa “Encontro”, a mulher de Cid, Fátima Sampaio, contou que ele tinha o desejo de ser enterrado em Taubaté.
“Ele falou pra mim que quer ser enterrado em Taubaté (SP), ele quer ficar perto da primeira esposa, da filha que foi, do neto que foi. Já conversei com os queridos dele que estão lá e já vão providenciar. Pensei, ele ama Petrópolis, então a gente fazer uma despedida aqui em Petrópolis antes, fazer uma despedida no Rio, talvez… E depois ir lá para a terra natal”, disse Fátima.
Luto oficial
A Prefeitura de Taubaté decretou luto oficial de 3 dias em razão do falecimento de Cid Moreira. O documento publicado na tarde desta terça-feira destaca o jornalista como a voz mais conhecida do país.
Confira a nota:
LUTO OFICIAL – Cid Moreira
A Prefeitura Municipal lamenta o falecimento do nosso eterno locutor e apresentador de TV CID MOREEIRA, aos 97 anos, que nos deixou nesta quinta-feira, dia 3 de outubro. Em sinal de pesar, o prefeito José Saud decretou luto oficial de três dias.
Natural de Taubaté e a voz mais emblemática do país, a carreira de Cid Moreira teve início em nossa cidade e em rádios da região do Vale do Paraíba.
Sua voz, inconfundível, foi a mais cultuada pelo país inteiro, especialmente pelos 27 anos que apresentou o Jornal Nacional.
Ao deixar o JN, Cid Moreira teve participações no programa Fantástico, da TV Globo, além de obter inegável sucesso também ao gravar passagem da Bíblia na íntegra.
Diante disso, a Prefeitura de Taubaté se irmana aos brasileiros desejando sentimentos à família, aos amigos e aos taubateanos.
Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News
Deixe um comentário