O comércio varejista da região se prepara para um novembro com projeção de crescimento de 13% nas vendas em comparação ao mesmo período do ano passado, impulsionado pela Black Friday. Os dados foram divulgados pelo Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e Região), que estima que o faturamento do mês ultrapasse, pela primeira vez, os R$ 6 bilhões.
Se confirmadas as estimativas, novembro de 2024 se tornará o segundo mês de maior receita da série histórica iniciada em 2008. O crescimento projetado é ainda mais relevante considerando a base forte de comparação, já que novembro de 2023 havia registrado um aumento de 6,5% em relação a 2022.
A Black Friday, que nos últimos anos consolidou seu espaço como uma das principais datas para o varejo brasileiro, tem sido vista como uma oportunidade para consumidores anteciparem as compras de Natal. “A data, antes restrita ao comércio eletrônico, passou a ser mais bem aproveitada pelo varejo físico. Os descontos, que antes ocorriam apenas na última sexta-feira do mês, agora se estendem ao longo de todo o período, no chamado ‘Black November’”, explica Dan Guinsburg, presidente do Sincovat e vice-presidente da Fecomercio-SP.
Setores mais impactados
Entre os setores mais beneficiados pela data, destacam-se lojas de vestuário, tecidos e calçados, farmácias e perfumarias, eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos. Contudo, o principal impulsionador do crescimento este ano será o segmento de supermercados, cujo faturamento deve crescer cerca de 20% em novembro, segundo o sindicato. Como maior fonte de receita entre os nove setores analisados, os supermercados são fundamentais para alavancar o resultado geral do varejo.
Riscos e fiscalização
A popularidade da Black Friday também traz desafios. O gestor e coordenador do Procon Taubaté, Ivan Rezende Lima, destacou a importância de proteger o consumidor contra problemas recorrentes na data, como propagandas enganosas, golpes e o descumprimento de ofertas.
“A Black Friday é um mês de muitas reclamações, sendo propagandas enganosas, golpes, falta da prática da oferta, e muitos outros problemas. Por isso, é fundamental todos os anos continuarmos e melhorarmos a comunicação junto ao consumidor, para que ele não seja enganado ou tenha problemas com seu produto/serviço”, afirmou Ivan.
Para lidar com essas questões, o Procon Taubaté implementou ações preventivas e educativas e fará fiscalizações durante a semana que vem na região central da cidade. “Hoje, à frente do Procon Taubaté, coloquei equipes para orientar e fiscalizar as empresas, garantindo o zelo junto ao consumidor. Abri uma sala exclusiva para atendimentos e dúvidas sobre Black Friday”, informou o gestor.
O Procon também compartilhou dicas para ajudar os consumidores a evitarem problemas durante as compras:
• Evite comprar por impulso. Avalie se o produto ou serviço é realmente necessário.
• Monitore os valores com antecedência. Isso ajuda a identificar possíveis “maquiagens de preço” ou falsas promoções.
• Desconfie de ofertas milagrosas ou descontos muito elevados. Se parece bom demais para ser verdade, pode ser um golpe.
• Atente-se ao valor do frete. Antes de finalizar a compra, verifique o custo adicional para evitar surpresas desagradáveis.
• Fique de olho no preço final. A alteração do valor já deve estar clara no carrinho de compras antes do pagamento.
Contexto econômico favorável
Os dados otimistas refletem um cenário econômico mais estável, com queda na taxa de desemprego e aumento da geração de empregos formais. Esses fatores elevam a quantidade de consumidores com renda disponível, somando-se à maior injeção de recursos do 13º salário em relação ao ano passado.
Com vendas em alta e medidas de fiscalização reforçadas, a Black Friday se reafirma como uma oportunidade estratégica para o varejo local, mas também exige atenção redobrada dos consumidores para evitar armadilhas e garantir uma experiência de compra positiva.
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