A Paróquia do Distrito de Quiririm celebrou neste domingo, 8 de dezembro, o dia de sua Padroeira, Nossa Senhora da Conceição. Em missa campal na praça Antônio Naldi, os católicos se uniram em um momento de oração e festa.
Apesar da leve garoa que caiu ao início da missa, às 17h, centenas de pessoas das dez comunidades que pertencem à paróquia, participaram e celebraram a data que lembra a Conceição Imaculada de Maria, mãe de Jesus. Após a missa, foi realizada a consagração da imagem com a participação de crianças e jovens da catequese.
Durante sua fala, o Superior Geral da Sociedade Joseleitos de Cristo, Pe. Francisco de Barros Barbosa, que celebrou a missa, disse que o dogma da Imaculada Conceição é importante de ser lembrado junto dos outros dogmas marianos na fé católica. “Nós devemos bem conhecer a nossa fé católica, como dizia Santo Agostinho ‘quem não conhece, não pode amar’, então assim devemos conhecer q Santíssima Virgem para que possamos amá-la”, disse padre Barbosa.
Sobre o dogma
O dogma da Imaculada Conceição foi proclamado no dia 08 de dezembro de 1854 pelo papa Pio IX, através da Bula Ineffabillis Deus. Junto com esse dogma da Imaculada Conceição, existem outros três proclamados pela Igreja, que são: Mãe de Deus, Assunção de Nossa Senhora e virgindade perpétua. A Igreja declara solenemente que o dogma é a fé que vem da revelação e faz parte do tesouro da igreja e que precisa ser explicitado.
Antes mesmo de ser proclamado o dogma da Imaculada Conceição em 1854, a própria Virgem Maria aparece a Santa Catarina Labouré (1830) e lhe faz um pedido que se fizesse medalhas de Nossa Senhora com a oração: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”. Essa invocação se espalhou e se difundiu e depois de alguns anos foi proclamado o dogma por Pio IX.
Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News
Deixe um comentário