Ortiz Júnior se filiou ao partido Cidadania nesta sexta-feira (21) a convite do deputado federal Alex Manente e da deputada estadual Ana Carolina Serra - Foto: Divulgação/Ortiz Júnior

O Deputado Estadual José Bernardo Ortiz Monteiro Júnior oficializou sua filiação ao partido Cidadania na última sexta-feira, 21 de março. O convite para integrar o partido veio do deputado federal Alex Manente e da deputada estadual Ana Carolina Serra. A mudança ocorre em um momento em que Ortiz Júnior enfrenta questionamentos sobre sua trajetória partidária e sua posse na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

Filiação ao Cidadania

Com a nova filiação, Ortiz Júnior afirmou que pretende fortalecer seu trabalho junto à população paulista. Em um texto encaminhado à imprensa, Ortiz diz reafirmar seu compromisso com a população, mantendo seus princípios e fortalecendo seu trabalho nas cidades paulistas.

O movimento político acontece poucos meses após Ortiz ter tomado posse como Deputado Estadual, em janeiro deste ano, na vaga deixada por Vinícius Camarinha (PSDB), que renunciou ao cargo para assumir a prefeitura de Marília. Sua ascensão ao cargo foi alvo de questionamento judicial por parte do diretório nacional do PSDB e da suplente Damaris Moura Kuo (PSDB), que ingressaram com uma ação no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) alegando infidelidade partidária.

Contestação na Justiça Eleitoral

O processo movido contra Ortiz Júnior se baseia na alegação de que ele deixou o PSDB em 2024 para disputar a prefeitura de Taubaté pelo Republicanos. Após ser derrotado no segundo turno, retornou ao PSDB, o que, segundo os autores da ação, teria ocorrido apenas para garantir sua posse como suplente do partido na Alesp. A contestação da posse segue em tramitação no TRE-SP e está sob a relatoria do juiz Cláudio Langroiva Pereira.

Em nota divulgada em janeiro, Ortiz Júnior afirmou que sua posse foi legítima e reconhecida pelo TRE-SP, que o considerou o primeiro suplente da Federação PSDB/Cidadania. Ele também declarou que qualquer movimentação partidária anterior não configuraria infração à legislação eleitoral.

O TRE-SP ainda não emitiu decisão sobre o caso, e a situação de Ortiz Júnior permanece indefinida. Enquanto aguarda o desfecho judicial, o parlamentar segue exercendo o mandato e agora representando o Cidadania na Assembleia Legislativa.

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *