Featured Video Play Icon

O mês de abril para nós de Quiririm tem cheiro de Itália, e nada melhor que ouvirmos uma boa música para entrarmos no ritmo.  Uma vez estava assistindo a um programa na TV italiana e comecei a ouvir“Io ti darò di più”, uma canção de 1966 muito bem executada pela orquestra do Maestro Zaccaro.  Assim tive meu primeiro contato com Donato Santoianni, na época ele tinha uns 17 anos, ainda uma criança com voz de “trovador”. Na manhã seguinte sai pelas ruas Firenze arás do CD deste novo fenômeno da “Musica Leggera Italiana”.

Esta semana tive o prazer de entrevistar Donato, que em italiano conversou comigo. Segue abaixo a transcrição do nosso bate papo.



 

 Tradução da entrevista:

Canavezzi: Donato, onde e quando você nasceu? Quando a música começou a fazer parte da sua vida?

Santoianni:  Nasci em Milão no dia 08/06/1993. Sou muito ligado a minhas origens e sempre falo que a minha verdadeira origem por parte de pai e mãe são do sul (sul da Itália). Sou muito ligado as minhas raízes seja fisicamente que mentalmente. Em relação a minha paixão pela música é uma coisa que vem desde criança, graças a música que meu pai e minha mãe escutavam todos os dias e eu indiretamente era obrigado a ouvir (Mina, Lucio Batisti). Os grandes cantores da nossa música italiana. Quando cresci eu entendi sozinho o quanto os sons e as canções mudaram a minha vida.

Canavezzi: No seu primeiro CD  “Swinging Pop” tem uma canção dos anos 60, o que te levou a escolher essa música?

Santoianni Eu amo a música dos anos 60. É uma época que a música italiana teve sucessos com grandes canções que ainda hoje não se pode esquecer. Era um período em que tinha a influencia do jazz americano estava mudando e revolucionando a grande música italiana de autores e apareceram grandes cantores e autores, para mim como referência, Luigi Tenco, Gino Paoli. A escolha das músicas do meu primeiro cd Swinging Pop refletem a minha cultura musical e a minha ligação com as grandes músicas dos anos 60. No caso específico “Nessuno mi può giudicare”.

Canavezzi: Você conhece alguma coisa da cultura musical brasileira? Te agrada algum cantor ou música?

Santoianni: Conheço e aprecio muito a música brasileira. Toquinho seja   talvez o artista brasileiro mais conhecido na Itália, como Gal Costa. A sonoridade latina influenciou muito meu primeiro cd e influencia ainda agora muitas das canções que escrevo e que frequentemente  têm uma sonoridade brasileira em geral latina.

Canavezzi: Com qual cantora italiana gostaria de cantar?

Santoianni: Nunca pensei sobre isso, mas com certeza gosto muito da Giorgia porque tem uma boa técnica e padrão vocal. Gosto bastante da Fiorella Mannoia pela sua grande capacidade de interpretação, mas acredito que o meu grande sonho seria cantar ou escrever uma música para Mina. Para mim a maior cantora de todos os tempos no mundo.

Canavezzi: Quais são os teus projetos para o futuro?

Santoianni: Tenho muitos projetos para o meu futuro artístico. Depois de uma grande pausa após o lançamento do cd “Swinging Pop” decidi começar a trabalhar em um projeto de canções novas, músicas e letras feitas por mim com a colaboração de uma grande equipe, que respeitam o meu estilo musical, mas que têm influências da Bossa Nova, do Pop mais moderno, mais refinado. Provavelmente nos próximos meses poderei lançar uma dessas minhas canções e iniciar essa minha nova aventura na Itália com uma nova colaboração discográfica inesperada e grandiosa. O meu maior sonho é de alcançar o mercado brasileiro e latino, me sinto muito ligado as suas tradições e acredito ter uma voz e um gosto musical que agradará muito o público latino. Espero que isso um dia aconteça.

Canavezzi: Onde os teus fãs brasileiros podem seguir a sua carreira? Podem ouvir suas músicas na internet?

Santoianni: Aos meus inesperados e numerosos fãs brasileiros podem me contatar na minha página facebook (https://www.facebook.com/pages/Donato-Santoianni/116106408160 ) estarei esperando para recebe-los nesta grande família. Aqui encontraram todas as novidades e podem escutar as antigas e as novas canções no itunes ou no youtube.

Canavezzi: Gostaria que você deixasse uma mensagem especial aos fans brasileiros.

Santoianni: Deixo um caloroso abraço as pessoas no Brasil que me apoiam e agradeço de coração e peço para divulgarem com mais pessoas a minha música. Mais fans aumentam a possibilidade de um dia eu possa ir fazer um show  e saudar a todos, mas desta vez ao vivo.

Confira acima o clipe e a música de Donato Santoianni

 

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *