A Academia Valeparaibana de Letras e Artes (AVLA) elegeu, em assembleia ordinária realizada em 6 de dezembro de 2025, o artista plástico Fábio Scarenzi para ocupar a Cadeira 13, dedicada à pintora taubateana Georgina de Albuquerque, referência do impressionismo brasileiro.
Natural de Quiririm, Scarenzi cresceu entre as tradições da colônia italiana, que influenciam sua produção visual. Ele possui formação em Artes pela Escola Municipal Maestro Fêgo Camargo e aperfeiçoou seus estudos na Accademia Italiana di Firenze, ampliando seu repertório artístico e o diálogo com a estética europeia. Há 16 anos, atua voluntariamente junto ao Museu Monteiro Lobato, contribuindo para a identidade visual da Semana Monteiro Lobato e para ações de memória e educação ligadas ao universo infantil e ao folclore.
Ao falar sobre a eleição, Fábio destacou a importância simbólica da cadeira que passa a ocupar:
“Fiquei muito feliz em fazer parte dessa academia. Ainda mais, a cadeira que eu represento ali, que é da Georgina Albuquerque, que é taubateana, que é uma mestra do impressionismo. Ela foi a primeira mulher a ser diretora de uma escola de arte do Rio de Janeiro. Então, ocupar essa cadeira, não é representar, mas ocupar essa cadeira, diz muito pra mim, em poder levar o nome do Quiririm, o nome de Taubaté, com o sítio do pica-pau amarelo, é uma honra”, comentou Fábio.
O presidente da AVLA, Carlos Gouvêa, ressaltou a relevância da instituição e o significado da escolha:
“A Academia Valeparaibana de Letras e Artes nasceu há 24 anos com a missão de congregar escritores e artistas do Vale do Paraíba. Seus 40 membros efetivos representam as diversas manifestações das Artes, preservando a riqueza e a pluralidade da produção cultural regional. Instituições desse porte desempenham papel fundamental no resgate, na preservação e na promoção da cultura local. Ser eleito para a AVLA significa receber o reconhecimento público pelo valor da atuação artística e foi exatamente isso que testemunhamos com a eleição de Fábio Scarenzi. Com uma cadeira vacante, a Academia escolheu Fábio para assumir o posto a partir de janeiro. Artista de sensibilidade apurada, ele sabe captar a essência do que observa e sente, transpondo essas percepções para suas obras de forma singular. Sua presença na AVLA certamente engrandecerá a história da instituição e fortalecerá ainda mais sua trajetória no cenário cultural do Vale do Paraíba”, disse Carlos.
Após a eleição, os acadêmicos participaram de uma confraternização com café da tarde, encerrando oficialmente as atividades da Academia em 2025.

Membros da AVLA durante a eleição – Foto: Divulgação/AVLA
Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News









Deixe um comentário