Ícone do site Quiririm News

Água: SABESP presta esclarecimentos na Câmara Municipal de Taubaté

O problema na qualidade da água fornecida pela SABESP na cidade de Taubaté continua. Na última terça-feira (6), o superintendente regional da empresa Fernando Lourenço e o gerente da Sabesp Cláudio Katayama, foram chamados para prestar esclarecimentos do serviço na Câmara Municipal de Taubaté.

Frente aos vereadores, os representantes da companhia, informaram que a cada 100 reclamações registradas pela Sabesp, sete são relacionadas à qualidade da água fornecida. A afirmação foi feita pelo superintendente regional da empresa, Fernando Lourenço de Oliveira. Os dados foram colhidos no atendimento ao cliente da empresa.



 

De acordo com o engenheiro, o problema da qualidade é relacionado aos vazamentos. Por meio de gráfico, demostrou que “toda vez que há um vazamento grande, aumentam as reclamações quanto à qualidade”, afirma Lourenço.

Convidado a beber água turva:

Garrafas com água turva, colhidas em diferentes pontos da cidade, foram exibidas pelos vereadores durante a sabatina. O gerente da Sabesp em Taubaté, Cláudio Katayama, afirmou que a água é tratada com cloro e própria para consumo, mas, convidado a beber, foi interrompido pelo superintendente.

“Acho que não devemos insistir com a prova. Com essa característica, não serve para consumo”, afirmou Fernando Lourenço. “A Sabesp comete erros, reconhecemos nossos problemas. Não tem como consumir esta água.”, conclui.

Foto enviada pelo leitor evidencia coloração duvidosa da água fornecida pela SABESP em Taubaté

Providências:

Questionado pelos vereadores sobre as providências que serão tomadas para evitar que essa água

Foto enviada pelo leitor mostra água suja

chegue às torneiras, o superintendente explicou que dez quilômetros de tubulação estão sendo trocados e que quase cinco mil ramais (ligações entre a rede e as residências) estão sendo substituídos.

Fernando Lourenço assegurou que a mesma rede que distribui água em Taubaté serve para Tremembé e Caçapava, e não há registros de reclamações nas cidades vizinhas. “Houve piora na qualidade da água em Taubaté, especificamente”, ressaltou, atribuindo a responsabilidade aos vazamentos na rede.

Motivo da coloração da água:

Diferente de outras entrevistas, quando questionado sobre o problema, a Sabesp afirmava que o problema era pontual e que não atingia toda a cidade, dessa vez, a companhia reconheceu o erro e que parte deste problema é consequência da estrutura dos tubos, fabricados em ferro galvanizado e corroídos ao longo dos anos.

De acordo com o gerente Cláudio Katayama, 20% da rede ainda são feitos de ferro, e os outros 80% são de PVC. A rede tem 850 km de extensão e é substituída na fração de 0,5% ao ano.

A Sabesp atende 114 mil imóveis em Taubaté. Entre os possíveis motivos da água turva foram citadas a alteração na qualidade da água bruta, problemas na fase de tratamento e no sistema de distribuição.

Prejuízo:

Sobre moradores que utilizaram da água com coloração turva e tiveram roupas, edredons manchados ou qualquer outro prejuízo proveniente do problema da água, o superintendente garantiu que, nos dois últimos meses, a Sabesp promoveu 150 ressarcimentos ou reformas das contas de clientes que foram prejudicados.

Acrescentou que a companhia recebe com atenção todas as reclamações relacionadas à água suja, por meio de sua central de atendimento (0800-055-0195).

Leia também:

Moradores de Quiririm reclamam de água suja fornecida pela Sabesp

De novo: Água fornecida pela Sabesp chega as casas com coloração duvidosa

Clique aqui e veja todas as notícias recentes do Portal Quiririm News

Sair da versão mobile