A ADL (Análise de Densidade Larvária) realizada pela Prefeitura de Taubaté em janeiro deste ano lança um alerta para a infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti em toda a cidade, em especial na área 1 (veja os bairros no final da matéria), composta por bairros mais populosos.

No geral, a ADL da cidade foi de 6,7 pontos no IB (Índice Breteau), de acordo com o Ministério da Saúde, o índice de tranquilidade é 1,0 ou menos. Acima do nível de 1,5 há risco de epidemia, o que significa também que a região do Distrito de Quiririm está acima do índice de tranquilidade, já que consta com 3,7 de índice.



 

Este é o resultado mais elevado para o mês de janeiro desde 2015. Na ADL de janeiro deste ano, a região 1 apresentou IB de 10,2. O melhor resultado ficou para a área 3, com IB de 1,5.

Em nota, a Secretaria de Saúde reforça a necessidade de conscientização da população, “cabe às famílias o combate aos criadouros do mosquito responsável pela transmissão da dengue, zika, chikungunya”, e que também podem transmitir a febre amarela embora o risco de infecção seja menor em relação a outros vírus.

Foram vistoriados cerca de 3.600 imóveis, média de 600 por área. O trabalho de controle é realizado nos meses de janeiro, julho e outubro. Este ano está prevista mais uma ADL a ser realizada em março. A cidade é dividida em seis áreas, onde são verificadas a existência de larvas do mosquito e os tipos de recipientes em que foram encontradas.

Casos confirmados da doença em janeiro:

O Balanço da Vigilância Epidemiológica indica que ao fim de janeiro dois casos de dengue foram confirmados em Taubaté, outros 106 estão aguardando o resultado de exames. Os registros deste início de ano também contam com duas notificações de casos suspeitos de chikungunya e outras duas suspeitas de zika.

ADL (Análise de Densidade Larvária) geral em 2018
Janeiro – 6,7

ADL por regiões em 2018

Área 01
Jaraguá, Vila São Geraldo, Parque São Luiz, Areão, Mourisco, Vila das Graças, Vila Rica, Estiva, Parque Aeroporto, Vilage, Portal Mantiqueira.
Janeiro – 10,2

Área 02

Bonfim, Quiririm, Cecap, Santa Tereza, Chácara Flórida
Janeiro – 3,7

Área 03
Água Quente, Gurilândia, Ana Rosa Parque Urupês, Santa Clara, Shalon, Vila São José, Maria Augusta, São Carlos
Janeiro – 1,5

Área 04
Independência, Jardim das Nações, Santa Luzia, Jabuticabeira, Jardim Humaitá, Bom Conselho, Centro
Janeiro – 5,1

Área 05
Campos Elíseos, Imaculada, Bosque da Saúde, Jardim América, Terra Nova, Três Marias, Chácara Silvestre
Janeiro – 5,3

Área 06
Belém, Cidade de Deus, Jardim Paulista, São Gonçalo, Estoril, Barreiro, Cataguá, Marlene Miranda
Janeiro – 7,0

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Um comentário para “Alerta: Taubaté corre risco de epidemia de dengue segundo pesquisa”

  1. Patricia Naldi

    A população precisa sim ajudar e muito. Mais faço uma pergunta ao nosso Prefeito e aguardo um breve retorno. Onde estão os carros de fumaça ??????? Se está nessa situação já era p estar nos bairros o Sr não acha???

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *