Na última segunda-feira, dia 30 de outubro, um aluno da Escola Municipal Amedeo Piccini no Quiririm, durante o período da manhã em sala de aula, encontrou em sua calça um escorpião.
De acordo com informações de pais de alunos da escola, o garoto, de aproximadamente oito anos, teria sentido que havia um bicho em sua canela e sacudiu a perna, neste momento o escorpião teria caído ao chão. Os pais da criança foram chamados até a escola e a criança não foi picada pelo animal e passa bem.
Em nota, a Prefeitura de Taubaté informou que a escola está em dia com a dedetização.
“Um aluno da EMEF Amedeo Piccini encontrou, na manhã desta segunda-feira (30), um escorpião em sua calça. O jovem não foi picado, mas os responsáveis foram chamados para relato dos fatos. A dedetização, que estava em dia, será reforçada nesta tarde (31/10) e o Controle de Animais Sinantrópicos (CAS) foi notificado do ocorrido”, disse a Prefeitura de Taubaté em nota ao Portal Quiririm News.
Acidentes com escorpiões em Taubaté:
A pedido do Portal Quiririm News, foram informados os dados relacionados a número de acidentes com escorpião na cidade nos meses de janeiro a setembro dos anos de 2022 e 2023.
Os indicadores apontam uma queda no número de acidentes envolvendo escorpiões na cidade.
De acordo com dados da Secretaria de Saúde de Taubaté, o município registrou 390 acidentes com animais peçonhentos, sendo 299 por escorpião e sem registro de óbito no ano de 2022.
Já no ano de 2023, no mesmo período, foram registrados 316 acidentes com animais peçonhentos, sendo 229 por escorpião e também sem registro de óbito, o que resulta em 70 casos a menos de acidentes com escorpião neste ano, em comparação com o mesmo período no ano de 2022.
Em caso de picadas, o que fazer?
Em casos de acidentes com picadas de escorpião em crianças de até 11 anos, 11 meses e 29 dias, o acidentado deve ir até o Pronto-Socorro Infantil de Taubaté, que funciona 24h e fica na Av. Granadeiro Guimarães, nº 270, no Centro.
Acima de 12 anos, devem procurar o Pronto-Socorro Central, também 24h, que fica na Rua Benedito Cursino dos Santos, 101, Centro. Ambos contém o soro antiescorpiônico.
Em caso de picadas, a recomendação é lavar o local atingido com água e sabão, procurar atendimento médico imediatamente e, se possível, capturar o animal e levá-lo ao serviço de saúde, pois sua identificação auxilia no diagnóstico.
Em casos de aparecimento de escorpiões, é indicado ligar imediatamente para o telefone (12) 3635-4091 e fazer a denúncia.