Ícone do site Quiririm News

Alunos da Escola Amedeo Piccini lançam livro sobre histórias da colônia italiana de Quiririm

No Distrito de Quiririm, em Taubaté, alunos da Escola Municipal Amedeo Piccini lançaram o livro “Costurando Memórias: A Colcha de Histórias do Distrito Italiano de Quiririm”, uma obra que retrata a trajetória da colônia italiana local. A iniciativa, que envolveu estudantes do 5º ano do ensino fundamental I, foi desenvolvida ao longo de 2024 e contou com entrevistas feitas pelos próprios alunos com moradores, representantes de entidades culturais e figuras importantes da história do distrito.

A diretora da unidade escolar, Bárbara Moliterno, explicou que a ideia surgiu logo após assumir a direção da escola em 2 de janeiro deste ano. “Percebi a necessidade de realizarmos um resgate histórico-cultural para estreitar os laços de pertencimento entre a escola e a comunidade. Primeiramente, homenageamos o patrono Amedeo Piccini, que idealizou a primeira escola para o distrito, e posteriormente valorizamos os moradores que contribuem diariamente para que Quiririm seja esse referencial de cultura em Taubaté”, destacou.

Com o objetivo de incentivar a leitura, a escrita criativa e o resgate da memória cultural, os alunos entrevistaram moradores e transformaram relatos cotidianos e históricos em narrativas literárias. Entre os entrevistados, estiveram Alayr Corbani, um dos moradores mais longevos do distrito, representantes da Società Trenta di  e até mesmo o Portal Quiririm News. Além disso, o projeto contou com a participação direta das professoras de português Larissa Aquino e Aline Campos, que supervisionaram o processo.

O projeto culminou com uma noite de autógrafos realizada em novembro, que reuniu entrevistados, familiares, amigos e a comunidade escolar. Na ocasião, os alunos, como verdadeiros autores, presentearam seus entes queridos com o livro, que simboliza a história de mais de 135 anos de tradição italiana em Quiririm.

Segundo Bárbara Moliterno, a atividade pedagógica vai muito além da produção literária. “Destaco o senso de pertencimento e a valorização do conhecimento histórico. Para entender a história do Brasil e do mundo, primeiro devo conhecer a minha, a do local onde moro. Isso reflete diretamente na formação cidadã dos alunos e na sua participação ativa na sociedade.”

Para a construção do livro, os alunos participaram de visitas guiadas pelos principais pontos do distrito, entrevistaram moradores, aprenderam técnicas de escuta ativa e registro de informações. Cada grupo ficou responsável por transformar os relatos em uma história, criando assim um “retalho” que, somado aos demais, compôs a grande colcha literária. Além das narrativas, os alunos produziram ilustrações inspiradas nos temas abordados, como esporte, gastronomia, agricultura, festas italianas, arte e cultura local. “As ilustrações representam como os alunos enxergaram o distrito em cada um desses temas”, pontuou a diretora.

Um dos livros que serviram de inspiração desse projeto foi “A Colcha de Retalhos”, de Conceição Corrêa da Silva e Nye Ribeiro, que coincidentemente foi ilustrado por uma antiga moradora do Distrito, a Sra. Ellen Pestili. Ela visitou a escola e ainda confeccionou a ilustração da capa do livro dos alunos.

Bárbara também destacou a importância da participação da comunidade e dos docentes no sucesso do projeto. “É gratificante saber que nossos alunos geraram engajamento na comunidade. Mostra que o resultado esperado com o projeto foi atingido com sucesso: o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos alunos, o fortalecimento do vínculo entre a escola e a comunidade local, e a preservação das memórias e histórias do distrito italiano, contribuindo para a valorização da cultura local.”

O livro “Costurando Memórias” integra um projeto ainda maior denominado “Nossos Pequenos Escritores: Histórias que Encantam”, que envolveu toda a escola e ofereceu aos alunos a oportunidade única de se tornarem autores. A iniciativa reforça o papel essencial da educação no fortalecimento da identidade cultural local, ao unir o aprendizado em sala de aula com a vida da comunidade de Quiririm.

Noite de autógrafos contou com presença de familiares e amigos de alunos – Foto: Bárbara Moliterno

Sair da versão mobile