Moradores e motoristas que passam pela Rua Líbero Indiani e pela Avenida Padre Hugo Bertonazzi têm encontrado, nos últimos dias, animais soltos na pista, no Distrito de Quiririm. Gados, cavalos, entre outros animais, preocupam e atrapalham quem usa o trajeto.
De acordo com Gilberto Carvalho, morador do local, essa situação é vivenciada por ele diariamente. “Eu vejo cachorros soltos na avenida, eles tem tutores, mas saem das casas e já flagrei até pessoas caindo de bicicleta com medo deles. Também tem cavalos que ficam soltos próximos ao mirante, principalmente após as 18h. Tem carros, caminhões e motos que passam em alta velocidade por aqui e tem gado solto”, conta Gilberto.
O Portal Quiririm News procurou a Prefeitura de Taubaté, que respondeu por duas secretarias, a de Meio Ambiente e Bem Estar Animal e a de Mobilidade Urbana (SEMOB). Confira as notas na íntegra:
Nota Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal.
O CCZ informa que não recebeu notificação sobre animais soltos na avenida Padre Hugo Bertonazzi. Os munícipes podem realizar a denúncia de animais de grande porte soltos para o CCZ por meio dos telefones (12) 5704-8048 e (12) 98896-4681.
Após a denúncia, a equipe do CCZ irá até o local para fazer o resgate do animal e encontrar o dono, o qual é notificado.
Caso haja reincidência é aplicada multa no valor de um salário mínimo por animal de grande porte. O CCZ informa ainda que reforçará e intensificará as vistorias na região a fim de coibir situações de animais de grande porte soltos.
Nota SEMOB:
A Secretaria de Mobilidade Urbana de Taubaté informa que, ao receber uma denúncia de animais na pista por meio do canal 156, os agentes de trânsito são imediatamente acionados e se deslocam até o local para preservar a via e evitar acidentes. Quando identificados animais como gado ou cavalos na via, a Zoonoses é prontamente contatada para tomar as devidas providências quanto à remoção dos mesmos, garantindo a segurança de todos. A Secretaria reforça que os condutores ao avistarem tais animais na via devem redobrar a atenção, reduzir a velocidade e desviar com segurança, a fim de evitar acidentes.