Ícone do site Quiririm News

Apagão nacional atinge 13 estados e o DF; Quiririm fica sem energia por cerca de uma hora

Moradores do Distrito de Quiririm e de outros bairros da cidade de Taubaté ficaram sem energia elétrica durante a madrugada desta terça-feira, 14 de outubro, após um apagão que atingiu 13 estados e o Distrito Federal. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a interrupção no fornecimento teve origem devido um problema na infraestrutura de transmissão e não na falta de geração de energia.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que a ocorrência foi pontual. “Não é falta de energia. Foi um problema na infraestrutura que transmite a energia”, explicou o ministro. Em nota, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que o apagão teve início com um incêndio em um reator na subestação de Bateias, no Paraná. O fornecimento foi restabelecido gradualmente e, em até 1h30, todas as cargas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste haviam sido normalizadas. No Sul, o restabelecimento total ocorreu até 2h30 após o início da ocorrência.

A EDP, concessionária responsável pelo fornecimento de energia em Taubaté e região, informou que cerca de 12% dos clientes atendidos pela empresa no Estado de São Paulo foram afetados. O desligamento ocorreu por volta das 00h31, e o restabelecimento começou às 00h59, com 100% do fornecimento normalizado às 01h14. Segundo a EDP, o suporte tecnológico do Centro de Operações Integrado (COI), em São José dos Campos, permitiu o acompanhamento em tempo real e o rápido restabelecimento da energia.

Entre as cidades impactadas pela interrupção estão Guarulhos, Pindamonhangaba, São José dos Campos, Lorena, Roseira, Caraguatatuba, Cruzeiro, Jacareí, Guaratinguetá, Guararema e Taubaté. A EDP ressaltou que nenhuma dessas cidades foi afetada integralmente.

Sair da versão mobile