A forte tempestade acompanhada de granizos e rajadas de ventos de 90km/h causou alguns problemas na região na última quarta-feira 27 de setembro. Muitos locais registraram queda de árvore e galhos, além da falta de energia elétrica. A Prefeitura de Taubaté comunicou na manhã dessa quinta-feira (28), que em decorrência da forte chuva, as unidades ESF Piratininga e o Pamo Bonfim estão sem energia elétrica e suas salas de vacina estarão fechadas, até que tudo se restabeleça.
De acordo com a EDP, fornecedora de energia elétrica na cidade, as equipes foram reforçadas e estão dedicadas de forma ininterrupta para reparar os danos causados às redes elétricas da região.
Até o momento, foram registradas no Vale do Paraíba 1.629 ocorrências, o que representa aumento de 640% no volume de atendimento comparado a um dia normal de atuação da EDP.
Os principais reparos estão relacionados a queda de galhos, árvores e lançamento de objetos sobre as redes elétricas, que demandam maior tempo de trabalho das equipes por conta da complexidade. Em Taubaté, o Distrito de Quiririm, Residencial Estoril, Centro, Sítio Santo Antônio, Gurilândia, Belém e o Parque Três Marias foram alguns dos bairros mais afetados.
No Quiririm a energia elétrica oscilou em alguns pontos e a rua Luis André Gadioli é um dos locais que mais esperaram para que a energia fosse restabelecida. No momento o fornecimento de energia elétrica no distrito está normalizado.
Apesar do foco total no reestabelecimento do fornecimento de energia, a EDP informou que o tempo de reparo das ocorrências varia de acordo com a dimensão dos danos em cada caso. Parte dos trabalhos está sendo realizada em parceria com órgãos municipais e Defesa Civil.
Em situações com grande volume de ocorrências como esta, a EDP atua com prioridade no atendimento à hospitais, postos de saúde, escolas, creches, serviços essenciais, casos que possam oferecer risco à vida e ocorrências com grande volume de consumidores impactados.
A concessionária reforça o alerta à população quanto à segurança, para que jamais se aproxime de cabos partidos ou de fios caídos. No caso de qualquer ocorrência com a rede elétrica, a EDP pode ser acionada por meio dos canais de atendimento abaixo:
• Site: www.edp.com.br • Aplicativo EDP Online • WhatsApp (11) 93465-2888 • Central de Atendimento ao Cliente: 0800 721 0123.