Exposição “O Espírito do Lugar” no Sítio do Pica Pau Amarelo - Foto: Divulgação/Fábio Scarenzi

A 73ª Semana Monteiro Lobato, que ocorre de 14 a 27 de abril em Taubaté, conta com a participação do artista e arte-educador Fábio Scarenzi, morador do distrito de Quiririm. Scarenzi assina, ao lado de Tina Lopes na curadoria, além de Guilherme Moreira no designer gráfico e Amanda Cardoso na comunicação, a exposição “O Espírito do Lugar”, em cartaz no Museu Monteiro Lobato, o Sítio do Picapau Amarelo.

A mostra reúne registros fotográficos realizados por Scarenzi ao longo de 16 anos de convivência com o espaço, e busca captar a atmosfera e a memória afetiva do local, um dos principais patrimônios culturais da cidade.

“A minha relação com o Sítio do Pica Pau Amarelo veio desde quando eu era criança. Eu fui apresentado ao sítio quando começou a passar na Globo, final da década de 70. Eu tinha 7 anos, era uma comoção que a gente saía correndo da escola para assistir”, disse Scarenzi.

A ligação com o espaço se fortaleceu ao longo do tempo. “Em 2009, eu estava aqui em Quiririm, numa festa italiana, e a Tina Lopes, já coordenadora do sítio, passou em frente de casa e falou que ia montar uma exposição. Desde então, a gente começou a montar essa exposição e veio uma avalanche de coisas depois de 2009”, reforçou Fábio.

Este ano, o tema da Semana é o livro “Memórias da Emília”, e a exposição de Scarenzi dialoga diretamente com a proposta. “A gente faz essa ligação com memórias, um monóculo, uma memória fotográfica, uma memória afetiva. Você leva as pessoas, e principalmente as crianças, a terem uma visão do sítio através desses monóculos”, contou o artista.

Fábio destaca também o papel social do museu: “Aqui no Museu Monteiro Lobato se cria uma memória não só afetiva, mas também uma criação de público. O pai levava o filho, hoje o filho leva o neto acompanhado do avô. São gerações frequentando o Museu Monteiro Lobato. E o museu é um quintal democrático, onde não se paga, todo mundo tem acesso a um espaço verde, a um casarão da época do café, com histórias e exposições. Poder montar uma exposição e levar conhecimento para as pessoas, isso não tem preço.”

Sobre sua vivência cotidiana no espaço, Fábio comenta: “Nesses 16 anos, eu passo quase que diariamente lá no museu e vejo a importância, não só do Museu Monteiro Lobato, mas de incentivar outras crianças a conhecerem outros museus aqui em Taubaté.”

Por fim, Scarenzi celebra a importância do evento: “Eu amo a Semana Monteiro Lobato, acho que é uma semana incrível, não só uma festividade, mas uma celebração de Monteiro Lobato, que é o escritor que deu uma alma brasileira pra gente. Ele misturava Branca de Neve, Cinderela, Peter Pan… mas a grande importância de Lobato é isso: essa cara brasileira para a literatura infantil.”

A programação da Semana Monteiro Lobato, realizada pela Prefeitura de Taubaté em parceria com a Universidade de Taubaté (Unitau), conta com atividades gratuitas para todos os públicos. As ações estão divididas entre os espaços da universidade e o museu dedicado ao autor, com palestras, oficinas, lançamentos literários, apresentações artísticas e exposições.

A programação completa da Semana Monteiro Lobato pode ser conferida no site da Prefeitura de Taubaté.

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *