A Biblioteca Municipal de Taubaté “Prof. Jerônymo de Souza Filho” e a Biblioteca Municipal de Quiririm realizam de 13 a 15 de outubro a exposição “Poesia na Praça”. O evento acontece no entorno das sedes das bibliotecas na praça Parque Dr. Barbosa de Oliveira, no Centro, em frente a Rodoviária Velha, e no Parque Municipal de Quiririm, na Rua João Botossi, 171.
O autor escolhido é o curitibano Paulo Leminski e durante os três dias, das 10h às 16h, serão montados por toda a praça e no Parque em Quiririm varais com as poesias de Leminski penduradas.
Paulo Leminski faleceu em 1989, aos 44 anos, deixando além de inúmeras poesias, títulos entre livros de ensaios, romances, biografias e traduções. O escritor é um importante nome da poesia brasileira que em plena década de 70, quando começou a publicar seus livros, ousou unir características de dois movimentos poéticos quase antagônicos: o concreto e o marginal. E foi desta mistura que nasceu uma forma considerada singular de escrever.
Os visitantes da mostra poderão ler e levar para casa as poesias e também podem contribuir com os varais levando textos, de Leminski ou de outros autores, para serem pendurados. O objetivo da mostra é promover interação entre a biblioteca e a população, a mescla do erudito e o popular como nas obras de Leminski.