O tradicional bloco carnavalesco do Distrito de Quiririm, chamado “Caipira Brasileiro” completa 10 anos de existência em 2025. A comemoração desta década acontece neste sábado, 01/03, na abertura do “Carna Quira 2025”. O bloco se concentrou na Praça Antônio Naldi e às 19h desfila até o palco de eventos, centro do carnaval no Quiririm.
De acordo com o idealizador do bloco, Everton Daniel de Matos, conhecido como Guigo, a ideia surgiu após ele vencer o festival de marchinhas de Quiririm de 2014, com a canção intitulada “Caipira Brasileiro”, uma homenagem ao morador do Distrito, o Sr. Pedro do Galinheiro, que possui um jeito peculiar caipira de ser.
Com o sucesso da música, amigos e integrantes da banda o incentivaram a criar o bloco, que em 2015 estreou na folia em Quiririm. “A ideia inicial era fazer algo bem brasileiro, porém, diferente das marchinhas tradicionais já existentes. Nessa época o Quiririm tinha outros músicos compondo homenagens às pessoas do distrito e seria legal seguir uma tradição, como em São Luiz do Paraitinga, eternizando personagens reais nascidos na região. Então resolvi fazer uma homenagem ao amigo Pedro Rosa Pereira, conhecido como Pedro Galinheiro. Escutei sua história de vida, pedi permissão para seguir com a composição em sua homenagem e assim surgiu a marchinha “Caipira Brasileiro”, conta Guigo.
Além do Pedro, o bloco carnavalesco também busca homenagear figuras caipiras da região, como Mazzaropi e Tião Carreiro.
“Esse foi o maior desafio, conseguir resumir tudo isso em apenas dois versos e um refrão e ainda fazer referência ao carnaval. Usei no refrão o bordão que o Pedro costumava falar: “Presta atenção”. Foi aí que surgiu o refrão que ficou marcado na memória de todos em Quiririm: “Pres’tenção , pres’tenção, eu vim da roça pra curtir o folião”, reforçou o idealizador.
Além do Caipira Brasileiro, o “Carna-Quira 2025” conta também com outros blocos nas ruas, confira a programação clique aqui!.
Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News
Deixe um comentário