As festividades de carnaval de 2018 no Quiririm começaram na última quinta-feira (8) com a realização das eliminatórias do 12º Concurso de Marchinhas de Quiririm. Ainda em obras, o Palco de Eventos e sua construção que fazem parte da revitalização de Quiririm sofreram inúmeros atrasos e ainda não foram concluídas, mas o carnaval acontece mesmo com o palco inacabado.
Em resposta a uma reportagem do Quiririm News no dia 02 de fevereiro, sobre a realização do carnaval no palco inacabado, (para ler a matéria citada clique aqui), a prefeitura informou que “Para o Carnaval de Quiririm a Secretaria de Turismo e Cultura destinou R$100.000,00 para as festividades. O palco principal será utilizado, por isso a retirada dos tapumes. Ele será pintado e estará em condições de receber o Festival de Marchinhas, nos dias 8 e 9/02 que é o evento que abre o carnaval 2018 no distrito”, entretanto, a pintura não foi feita.
Economia e corte de gastos:
Novamente questionada pela reportagem do Quiririm News, através de uma nova nota enviada nesta sexta-feira (9), a prefeitura voltou atrás quanto ao serviço de pintura do palco e atribui o momento financeiro atual do país, para a falta de pintura e de decoração carnavalesca no Palco de Eventos, bem como na avenida principal de Quiririm por onde passam os blocos de rua.
“A Prefeitura de Taubaté valoriza as manifestações populares e apesar da crise pela qual o país todo está passando optou por manter o Carnaval. Mas houve necessidade de economizar em alguns aspectos”, explica.
Investimento:
Sobre a destinação da verba de R$ 100.000,00 para o Carnaval de Quiririm, a prefeitura informou que a verba foi investida em estrutura que cobre a praça, no serviço de iluminação e som, banheiros químicos, oficinas artísticas, segurança e contratação da banda baile.
Obras no Palco de Eventos e conclusão:
De acordo com a Secretaria de Obras de Taubaté, uma alteração no plano de trabalho da revitalização do Distrito, provocou a suspensão dos repasses de recursos e afetou a continuidade das obras no palco e que uma vez terminada essas alterações, a prefeitura espera a retomada do encaminhamento dos recursos e assim concluir a obra.
Ainda em nota a Secretaria de Obras informou que “A pedido da Secretaria de Cultura e Turismo, foram realizados serviços pontuais de forma a permitir o uso da estrutura do palco para o Carnaval de 2018 no Distrito”.
O prazo de conclusão final das obras e entrega do Palco de Eventos a população não foi informado.