A comunidade católica de Quiririm e região se encontrou na tarde dessa quarta-feira 12 de outubro, na Igreja Matriz do Distrito, para celebrar o dia de Nossa Senhora Aparecida. Com cânticos, crianças vestidas de anjos e a participação de centenas de católicos, a igreja matriz ficou lotada, com cadeiras até mesmo para o lado de fora, para a missa de coroação da Padroeira do Brasil.
Três homens católicos, trajados de pescadores, simbolizaram João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia, os pescadores que alçaram uma rede no Rio Paraíba do Sul em 1717 e encontraram em duas partes em locais distintos, a imagem de Nossa Senhora Aparecida.
A missa realizada pelo pároco de Quiririm, Padre Júlio Cesar, emocionou os fiéis, principalmente no momento da coroação de Nossa Senhora Aparecida, que foi realizada com um altar todo enfeitado com flores, redes de pesca, bandeira do Brasil, além da presença de crianças vestidas de anjo.
“Jesus disse, vinde a mim as criancinhas, porque delas é o reino dos céus. É muito boa a presença das crianças, mostra que a evangelização ainda está viva, atraindo novos membros, novas crianças para o reino de Deus”, comenta o pároco Júlio Cesar.
O Pároco também destacou a importância da data e de Nossa Senhora Aparecida para o Brasil e para o Quiririm.
“O fato de Jesus nos ter dado Maria como mãe nos dá a certeza de que nós temos alguém para interceder por nós e nos proteger, então é muito bom saber que temos uma mãe amorosa, querida e que cuida de nós com tanto zelo e carinho. Tê-la como Padroeira do Brasil, a alegria nossa aumenta ainda mais, já que significa que o nosso Brasil está em boas mãos, está nas mãos da mãe de Jesus, que é nossa mãe também”, conclui, Pe. Júlio Cesar.
Durante a coroação de Nossa Senhora Aparecida, toda a igreja cantava e balançava um lenço da cor azul, cor do manto que veste Nossa Senhora, em alegria e festa pelo dia da santa padroeira do Brasil.