A professora Maria Lourença Taino Coutinho, conhecida por muitos em Quiririm como Dona Lei, foi homenageada por duas cervejarias artesanais que lançaram em conjunto na última quinta-feira 08/10, a Cerveja maltada Doppelbock, Dona Lei.
Professora de Língua Portuguesa nos anos 90 na Escola Estadual Deputado Cesar Costa no Quiririm, Dona Lei faleceu em janeiro de 2022 aos 84 anos e agora tem a sua imagem estilizada e colorida estampada no rótulo da nova cerveja artesanal.
O lançamento é das marcas cervejeiras Complô da cidade de Jambeiro-SP, que possui uma “Tap House” (estabelecimento com várias torneiras de chopp artesanais) em Quiririm, em parceria com a cervejaria da capital, Avós.
“É a concretização de um trabalho extenso que a gente teve para tornar isso realidade. Tudo aconteceu em Taubaté porque ela permitiu. É um presente não só para nós que somos família dela, mas para a cervejaria como um todo. Realmente concretizou uma história que ela fez aqui. Temos clientes que até hoje perguntam dela, já que ela estava sempre aqui na frente (da “Tap House”) conversando”, disse Marcondes da Cervejaria Complô que é proprietário da “Tap House” no Quiririm e também neto de Dona Lei.
Dona de uma personalidade ímpar, Dona Lei foi muito ligada as tradições que cercam Quiririm e ficou marcada na vida de uma geração de alunos da principal escola do Distrito.
“Achei uma ideia muito boa. Senti muita alegria em fazer parte dessa homenagem para ela. Fiquei muito orgulhoso de saber como ela é querida por todos e como muitos ainda a admiram e seguem seus ensinamentos”, conta Renato Magalhães Coutinho, neto de Dona Lei e funcionário da “Tap House”.
A cerveja:
Tudo na concepção da nova cerveja maltada Doppel Bock Dona Lei foi pensado. Desde o rótulo colorido com a imagem da homenageada que transpassa o semblante da avó zelosa e carinhosa, ao sabor da cerveja, mais doce, equilibrada e de muita personalidade, como a própria Dona Lei.
“É uma cerveja do estilo alemã, de fermentação Lager. Usamos um processo antigo de produção de cerveja que exalta ainda mais a nota de caramelo, nota de palato fino. É uma cerveja um pouco mais escura, um pouco mais alcóolica, mas o legal é que ela está tão equilibrada que você não percebe o álcool. Ela tem um final doce, um corpo médio alto, com preenchimento de boca muito bom, com um gole aveludado, ficou muito bom. É uma cerveja que foge do amargor e vai mais para o lado do malte”, explica Neto Marcondes que ressalta, “Ver o resultado final, o rótulo impresso, a cerveja pronta e o material de qualidade que a gente conseguiu entregar, é um prazer é imensurável”.
Recém lançada, a cerveja Dona Lei está sendo vendida na “Tap House” em Quiririm, na Cervejaria Complô em Jambeiro, na cervejaria Avós em São Paulo, em Ilha Bela, em Caçapava, Guaratinguetá e em breve estará disponível no site da cervejaria Complô para todo o Brasil.