Uma cervejaria de Quiririm está lançando uma série de latas comemorativas que celebram as tradições do Distrito. A primeira lata é uma reedição de uma linha já lançada, que homenageia “Dona Lei”, avó de Neto Marcondes, proprietário da Tap House Complô Cervejaria, que costumava ficar na garagem do imóvel onde hoje funciona a loja, conversando com clientes e moradores. A homenagem marcou o início do projeto “Cultura na Lata”.
“Temos um público massivo de fora do Quiririm, cerca de 90%, e os rótulos são para entregar a história ao público”, explicou Neto. A proposta do projeto é que cada nova lata conte uma parte da cultura do Distrito e contribua para preservar sua identidade.
Na sequência, a cervejaria lança outras duas edições: uma em homenagem ao Esporte Clube Quiririm, em parceria com o time, e outra dedicada à “Tarantella”, tradicional dança italiana, em parceria com a “Società Trenta di Aprile”.
A lata do Esporte Clube Quiririm traz uma cerveja pilsen mais maltada e tem como objetivo valorizar o esporte local e destacar a história do time, que completará 100 anos em 2026. Já a lata da Tarantella apresenta uma cerveja “ale” com adição de manga, com inspiração italiana. O rótulo foi desenvolvido pelo desinger Renato Lopes, morador de Quiririm, e traz uma arte do artista plástico quiririense Fábio Scarenzi, conhecido na região por retratar meninas dançando tarantella. “Ele cedeu a arte com muito carinho e agradecemos muito”, comentou Neto.
Além da proposta cultural, o projeto também tem um viés social. “A ideia é reverter parte das vendas das latas para as entidades parceiras, é o que podemos fazer para ajudar essas entidades. São edições limitadíssimas e estaremos vendendo nos próximos dias”, afirmou o proprietário.
Segundo ele, a ideia é transformar as latas em itens colecionáveis. “Teremos no futuro outras latas que serão limitadas também e que contarão outras histórias”, completou.
O lançamento oficial acontece no próximo sábado, 12 de julho, na loja da Complô do Parque Gastronômico do Quiririm, localizado ao lado do novo mirante, na Avenida Padre Hugo Bertonazzi.
Neto Marcondes junto as latas temáticas – Foto: Douglas Castilho/Quiririm News