Imagem ilustrativa

A estação do inverno que se iniciou no último domingo, 21 de junho, chega em meio a uma pandemia global onde além da saúde a economia também foi muito afetada, e para não ser pego desprevenido, reunimos dicas para reduzir ao máximo o gasto com um dos principais vilões da conta de luz no inverno, o chuveiro elétrico.

O chuveiro pode representar um aumento significativo na conta de luz no final do mês. A EDP, distribuidora de energia elétrica do Vale do Paraíba, alerta que o uso de um chuveiro com 5.500w de potência por 30 minutos todos os dias, na posição ‘inverno’ pode representar mais de R$ 50 na conta de luz no fim do mês.



 

Em uma casa com quatro pessoas usando todos os dias por 30 minutos o chuveiro nessas condições citadas, pode resultar em um acréscimo de R$ 200,00 ou mais na conta.

As orientações começam na compra de um novo equipamento, já que a potência do aparelho está diretamente relacionada ao investimento nas instalações elétricas da residência, uma vez que, quanto maior a potência do chuveiro, mais elevado será o consumo de energia e, consequentemente, maior deverá ser a capacidade dos fios e do disjuntor do circuito.

Confira algumas dicas para economia de energia na hora de utilizar o chuveiro elétrico:

-Sempre que possível, mantenha o chuveiro na chave ‘verão’. O consumo de energia é cerca de 30% menor que na posição inverno;
-Evite banhos longos, o ideal é que o tempo seja de 5 a 8 minutos. O uso do chuveiro representa despesas de água e energia, por isso, deve-se limitar seu tempo debaixo do banho de água quente ao mínimo indispensável;
-Não faça a barba, escove os dentes ou se depile debaixo do chuveiro;
-Ao ensaboar-se ou lavar os cabelos, desligue o chuveiro.
-Siga as instruções de instalação do equipamento conforme o manual e dicas do fabricante. Uma fiação antiga ou mal instalada pode significar desperdício de energia elétrica;
-Nunca reaproveite uma resistência queimada, pois ela aumenta o consumo e põe em risco a sua segurança;
-Limpe periodicamente os furos de saída de água do chuveiro, evitando a queima da resistência;
-Acima de tudo, para um banho seguro, jamais toque na ducha com o aparelho ligado. A chave inverno/verão deve ser acionada com o chuveiro sempre desligado.

“Fugas de corrente elétrica podem causar acidentes. Por isso, as conexões do chuveiro devem ser bem-feitas e isoladas para que não ocorra aquecimento da fiação e devem ser realizadas por um profissional”, acrescenta Miranda, gestor da EDP Energia.

Em uma última orientação, se na hora do banho for identificado algum cheiro de queimado, isso pode indicar aquecimento em uma conexão malfeita, desligue o chuveiro imediatamente e chame um eletricista para promover os reparos.

Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News
 

 

 

 

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *