Foto: Círio de Nazaré Oficial

O momento da descida solene da imagem faz parte das comemorações pelo aniversário dos 10 anos de elevação da Basílica à categoria de Santuário Mariano da Arquidiocese de Belém. A imagem retornará ao Glória no dia 24 de outubro às 5:30h da manhã após a Santa Missa, encerrando assim os festejos do Círio 2016.

Foto: Acervo Dheminho Canavezzi



 

Antes do título de Santuário, a retirada da imagem original era feita apenas uma vez ao ano, sempre no sábado que antecede o Círio, como acontece desde 1968. Esculpida em madeira, a imagem tem 38,5 centímetros e apresenta traços físicos de uma senhora portuguesa. Pesquisadores acreditam que ela pode ter cerca de 340 anos. Já passou por algumas restaurações, sendo a primeira delas realizada em Portugal, saindo de Belém em 1773 e retornando no ano seguinte, a pedido do bispo da época, dom João Evangelista.

O Santuário de Nazaré começou a ser construído em 1909 e apenas em 1920 a imagem original foi trasladada da antiga matriz para seu interior, entronizada no Glória, em uma redoma de vidro. Desde então, a imagem só deixou o interior da Basílica em situações excepcionais.

Hoje (dia 08 de outubro) tive uma das experiências mais emocionantes da minha vida, participei registrando fotograficamente esse momento de fé Mariana para o site Quiririmnews e a pedido do Padre Leandro dos Santos, Reitor do Seminário Diocesano Cura D’ Ars – Taubaté.

Foto: Acervo Dheminho Canavezzi

Clique aqui e veja todas as notícias recentes do Portal Quiririm News

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *