A minha estação do ano preferida é o inverno, gosto do inverno italiano onde se pode sentir no rosto o ar frio e seco. Como tudo na vida é cíclico, temos quatro estações e estamos começando a primavera, a  estação que mais gosto depois do inverno.

Aqui no Brasil (hemisfério sul), a primavera começa dia 23 de setembro e vai até 21 de dezembro. Apesar de não termos no Brasil as quatro estações muito marcadas, temos algumas verduras, legumes ou frutas que encontramos somente nesses meses, e é hora de aproveitamos e desfrutarmos o sabor e o preço desses produtos.



 

Apesar da primavera na Itália (hemisfério norte) ser em outros meses, lá vai de 20 de março a 21 de junho, alguns produtos são encontrados nos meses de primavera.

Algumas vezes que pude passar esta estação do ano na Itália, sempre por onde andava eu encontrava algum prato feito com alcachofra, o que me deixava muito saudoso e nostálgico por me remeter a infância.

Que tal aproveitar a primavera  e fazer um prato a base de alcachofra?

Alcachofra recheada com carne moída 

Ingredientes:

8 alcachofras grandes

1/2 de carne moída

5 dentes de alho picados

1 cebola pequena picada

1 xícara de azeite

1 tablete de caldo de carne

2 tomates picados

2 pães franceses sem a casca

1 xícara de leite

1 ramo de salsinha picada

2 xícaras de água

2 colheres de sopa de farinha de rosca

50 gr. de queijo ralado

Sal e pimenta calabresa

Preparação 

Com uma tesoura corte as pontas das pétalas das alcachofras e cozinhe em água com sal na panela grande  por aproximedamente 30 minutos, ou até que as pétalas se soltem facilmente, escorra, regue com um fio de azeite e reserve.

Coloque os pães no leite e reserve.

Refogue o alho com azeite, adicione a cebola  e a carne moída, refogue por uns 5 minutos mexendo sempre, acrescente o caldo de carne, a pimenta calabresa (a gosto) e o tomate, mexa até que o tomate comece a desmanchar.

Amasse bem os pães com as mãos e junte à carne, acrescente a água, corrija o sal e deixe cozinhar por 10 minutos mexendo de vez em quando. O recheio deve ficar cremoso.

Arrume as alcachofras em uma assadeira, recheie abrindo as pétalas para o recheio penetrar.

Polvilhe com queijo ralado e a farinha de rosca (que formam uma casquinha crocante), e leve ao forno pré-aquecido em 200° por 10 minutos.

Retire do forno espalhe a salsinha e regue com azeite.

Sirva em seguida e se quiser entrar no clima coloque “na vitrola” La primavera de Antonio Vivaldi.

Buon appetito!

Entre em contato com Dheminho pelo e-mail: [email protected] .

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *