Imagem ilustrativa/Divulgação

A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, está convocando jovens que ainda não receberam a vacina contra o HPV (Papilomavírus Humano), em Taubaté. A ação, chamada “Resgate”, acontece em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e segue até o dia 3 de novembro com a meta vacinal de 8.651 jovens.

O imunizante é oferecido gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e está disponível em todas as salas de vacinação do município, incluindo a localizada no PAMO Quiririm, que fica na Rua João Botossi, 150. A dose é destinada a quem não foi vacinado quando tinha entre 9 e 14 anos de idade.

No Calendário Nacional de Imunização, a vacina contra o HPV está disponível desde 2014 para meninas de 9 a 14 anos e, desde 2017, para meninos da mesma faixa etária. Agora, a ampliação temporária inclui jovens de 15 a 19 anos, grupo que antes não tinha acesso ao imunizante pelo SUS. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% dessa faixa etária.

Baixa cobertura em Taubaté

Em Taubaté, a cobertura vacinal para o público de 9 a 14 anos é de apenas 9,32%, número próximo ao registrado em 2024 (10,56%). A estimativa é de que o município tenha atualmente 29.905 crianças e adolescentes nessa faixa etária. Na nova estratégia, o público faltoso estimado em Taubaté soma 8.651 jovens, sendo 2.116 mulheres e 6.535 homens.

Sobre o HPV

O HPV (Papilomavírus Humano) é a infecção sexualmente transmissível mais comum do mundo. Ele está associado a quase todos os casos de câncer de colo de útero e também a outros tipos de tumores em homens e mulheres. Na maioria das pessoas, a infecção é assintomática, mas pode trazer riscos graves à saúde. Esse imunizante é a única vacina que previne diversos tipos de câncer.

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *