Anunciado no dia 30 de novembro, em entrevista coletiva na capital pelo Governador de São Paulo, João Doria (PSDB), todo o Estado de São Paulo, de acordo com o Plano SP de combate ao coronavírus, deve retroagir a fase amarela desde o último dia 1º de dezembro. A cidade de Taubaté que se encontrava na fase verde, não emitiu até essa sexta-feira 04/12, um decreto sobre o assunto, o que gerou confusão de comerciantes e população sobre as normas a seguir.
Em entrevista exclusiva ao portal Quiririm News, o Prefeito de Taubaté Ortiz Junior (PSDB), explicou que não pretende publicar nenhum decreto que possa interferir no horário do comércio na cidade.
“Minha intenção não é publicar decreto nenhum restringindo horário, viu. A gente não tem uma situação ruim nesse momento e acho que essa diferença de horário ela é crucial para o comerciante recuperar toda a renda perdida nos oito meses de pandemia e de restrição maior. Minha ideia não é publicar decreto nenhum agora não”, disse o prefeito de Taubaté.
O governo do Estado, através de assessoria de imprensa, informou que, “A Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) recomenda que os prefeitos sigam as ações de combate ao coronavírus indicadas pelo Plano São Paulo. O Governo de São Paulo esclarece que atua com plena responsabilidade e transparência no combate e controle do coronavírus, sempre amparado pela ciência. A próxima avaliação feita pelo governo do Estado para mudança de fase das cidades será no dia 4 de janeiro. Até o momento Taubaté segue sem restrições nos horários dos comércios e nos moldes da fase verde”, disse em nota enviada por e-mail.
Em último boletim divulgado pela vigilância Epidemiológica de Taubaté, a cidade registrava risco médio de contaminação e 8.687 casos confirmados para COVID-19, com 8.112 recuperados e 170 óbitos.
Assista ao vídeo completo com a reportagem e entrevista do Prefeito de Taubaté.
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News