Em entrevista coletiva no início da tarde dessa segunda-feira 30 de novembro na capital, o governador de São Paulo, João Doria, anunciou que 100% do Estado de São Paulo regride a partir dessa terça-feira 1 de dezembro para a fase amarela do Plano SP de combate ao novo coronavírus.
A Região Metropolitana do Vale registrou nos últimos sete dias a quarta semana seguida com aumento de novos casos de Covid-19, interrompendo queda em outubro. Outro número alarmante é o de 2.200 novos casos em uma semana, o que não ocorria desde o final de setembro.
O número de óbitos também está em alta na região pela segunda semana seguida e as internações cresceram 22% na comparação com o final de outubro.
“Com o claro aumento da instabilidade da pandemia, o governo de São Paulo decide que 100% do Estado de São Paulo vai retornar para a fase amarela, uma fase mais restritivas sobre aglomerações e que não altera a programação de voltas as aulas”, disse em coletiva João Doria.
O Centro de Contingência da Covid-19 decidiu analisar as fases do Plano SP, a partir de agora, de sete em sete dias.
“É uma medida de prudência que estamos tomando para melhorar o controle da pandemia e precisamos do apoio da população e dos empresários e dos heróis da saúde. Essa medida foi determinada pelo programa do Plano SP, determinado pela saúde e não pela eleição”, comenta Doria.
O que muda?
As regras de funcionamento para atendimento presencial na fase amarela no geral limita em:
- Adoção dos protocolos geral e setorial específico;
- A capacidade limitada a 40% de ocupação para todos os setores;
- Funcionamento máximo limitado a 10 horas por dia;
- Estabelecimentos podem funcionar no máximo até as 22h;
- Fica proibido eventos com aglomeração e público em pé.
Outras informações podem ser consultadas em saopaulo.sp.gov.br/planosp .
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News