Arte ilustração - Foto meramente ilustrativa

Um morador de Quiririm que por segurança não pode ser identificado, registrou um Boletim de Ocorrência na última  segunda-feira (23), onde afirmou ser vítima de estelionato. No golpe, uma mulher telefonou para a casa da vítima e disse ser de uma empresa financeira que trabalhava para diversos bancos e que facilitaria a negociação e quitação de empréstimos, a vítima confiou na proposta da criminosa que garantia 50 % de abatimento da dívida e furtou aproximadamente 25 mil reais do idoso.

A negociação durou aproximadamente três semanas e não levantou suspeitas, já que a falsa empresa financeira tinha os dados pessoais da vítima e chegou a pedir até mesmo o envio de cópias dos documentos para dar andamento no suposto processo de regularização.



 

Após o envio dos documentos, a criminosa solicitou à vítima que depositasse no banco o valor de aproximadamente 25 mil reais. Com o depósito feito, a vítima não conseguiu mais contato com a suposta empresa, percebendo que a ação planejada durante três semanas se tratava de um golpe.

Para o Delegado Seccional de Polícia de Taubaté, Dr. José Antônio de Paiva Gonçalves, esse tipo de crime é comum, principalmente contra pessoas de mais idade.

“As pessoas ( criminosos) de alguma maneira tem acesso a informações pessoais das vítimas, e eu acredito que devem selecionar através de um cadastro, que conseguem de maneira clandestina e até mesmo em redes sociais”, conta o delegado que complementa, “Com todos esses dados particulares, a vítima acaba acreditando que realmente eles fazem parte de bancos de instituições financeiras e então facilmente elas conseguem engana-las”, afirma De Paiva.

Para evitar cair nesse tipo de crime, o delegado destaca algumas orientações que devem ser realizadas diariamente.

Delegado Seccional de Polícia de Taubaté, Dr. José Antônio de Paiva Gonçalves

Delegado Seccional de Polícia de Taubaté, Dr. José Antônio de Paiva Gonçalves

“Jamais fazer a coisa ou passar dados por telefone. Fazer (ações bancárias) diretamente com os gerentes e com os funcionários da agência local. Não acreditem que para você ter um empréstimo ou um benefício, tenha que creditar alguma coisa na conta dessas pessoas”, ressalta o delegado.

Crimes de estelionato se tornam comum também através da internet, principalmente com ofertas de veículos, “Muito cuidado com as promessas de vantagens muito grande, como na internet, com as vendas de veículos que é muito comum. Se colocam com preços muito menores e pedem que seja adiantado o dinheiro para que se segure o negócio, isso tudo é indício de fraude”, conclui o Delegado José Antônio de Paiva Gonçalves.

Clique aqui e veja todas as notícias mais recentes do Portal Quiririm News

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *