Ícone do site Quiririm News

Da base para o profissional, do acesso ao título do Paulista da A3

Nesse domingo (7), se completa uma semana do título do Paulista da Série A3 de 2015, conquistado pelo Esporte Clube Taubaté, em uma goleada histórica por 4 a 0 sobre a C.A. Votuporanguense, no estádio Joaquinzão, em Taubaté, onde o  alviazul devolveu os 3 a 0 sofrido fora de casa, na primeira partida da final.

A conquista foi marcada por altos e baixos durante a competição e foi exatamente nesse momento de crise do time, que iniciou a vitoriosa participação de um Quiririense, junto de toda a equipe do Taubaté, para a conquista do sonhado acesso para a A2 e o título paulista.

Leitores do Quiririm News, através de matérias de esporte, já tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho do Preparador Físico Marcio Taino, onde iniciou sua carreira no burro da central através da equipe sub-20, com várias participações em Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Formado em Educação Física pela UNITAU e no alviazul desde 2001, hoje, o “Mau” ou  “Marcinho”, apelidos carinhosos como é conhecido por todos no Distrito, se tornou uma referência de sucesso e persistência, chegando ao seu primeiro objetivo, conquistar um título paulista e o acesso com a equipe profissional do E.C. Taubaté.

Marcio Taino durante partida do E.C. Taubaté – Foto: Acervo

“O trabalho da preparação física foi fundamental, tanto para os atletas que estavam voltando de lesão, como para o início do trabalho de fortalecimento muscular na academia, que os antecessores não faziam. Sei que cada profissional tem o seu perfil de trabalho, mas para o futebol atual não dá para ficar sem fazer força, potência, etc.”, ressalta o trabalho da parte física o Técnico Campeão com o Taubaté, Ito Roque.

Marcio Taino assumiu provisoriamente no dia 23/02, após pedido de demissão de Paulo Mori, e em seguida, com a saída do técnico Edson Vieira,  Ito Roque chegou e assumiu o time na 9ª rodada, mudando o rumo da competição.

“Foi complicado, mas experiência eu tinha, sempre auxilie no profissional e muitas vezes assumia nas últimas rodadas. Na minha cabeça eu sabia que tinha que assumir de qualquer forma, o elenco é muito forte, tinha tudo para conseguir o acesso. Para mim foi a melhor coisa possível”, disse Marcio Taino, sobre assumir o cargo em um momento tão conturbado do time.

Desafios:

Junto com a oportunidade veio a responsabilidade, “O maior desafio foi esse, de tirar os atletas do DM (Depto. Médico) e detectar o porque das lesões dos atletas. Foi feito um trabalho junto com fisiologista da união Dr. Fabiano, onde detectamos e conseguimos recuperar os atletas”, conta o preparador físico.

Vestiários:

“No começo estava um clima tenso, antes da chegada do Ito, se não me engano estávamos em 15º, a um ponto da zona do rebaixamento. Com o passar dos dias e de muito trabalho, tudo mudou, o clima melhorou muito, as vitórias começaram a surgir”, relata Taino.

Título e acesso para a série A2:

Continuando a história vitoriosa da família Taino no E.C. Taubaté, que teve com Antônio Julio Taino, Eder Taino e Toninho Taino grandes momentos, Marcio Taino diz estar vivendo um sonho, “Estou muito feliz, tem horas que até parece mentira (risos). Sentimento de sonho realizado, dever cumprido e objetivo conquistado”, conta Marcio Taino.

Torcedor do Taubaté, o título e a conquista vai além da satisfação quanto torcedor, “Para a minha carreira foi espetacular, muitos não me conheciam, agora tenho certeza que serei sempre lembrado profissionalmente no Taubaté. O trabalho de todos foi muito bem feito”, ressalta.

Ao lado do auxiliar técnico Reinaldo Xavier, Marcio posa com a medalha de campeão – Foto: Acervo

Torcida:

Comemorando e muito, a torcida do burro da central apoiou e vibrou com o time até mesmo em jogos mais distantes, “A impressão que eu tive foi que os jogadores tiveram uma pré-temporada muito puxada, até exagerada, o que, no decorrer do campeonato, afetou bastante os atletas. E desses, alguns que eram peças chave. O trabalho de recuperação dos atletas foi crucial para que tudo corresse bem dentro de campo”, analisa Bruno Gil, torcedor do Taubaté, membro da organizada Comando 1914.

Futuro:

Apesar da conquista, ainda não se sabe ao certo o futuro de toda a comissão técnica e jogadores do E.C. Taubaté para o Paulista da A2 no ano que vem, “Torço muito para que essa comissão continue. Trabalhamos muito sério e com amor pelo clube. Comissão do bem, sem vaidade e com muita vontade de vencer. Todo mundo remando pelo mesmo objetivo”, deseja Taino.

Virada histórica no Joaquinzão:

Precisando de 3 gols de diferença para se sagrar campeão, ficou por conta de Lelo, Elton Morelatto e Bruno Fandinho (2), fazerem os gols e tirar o grito preso na garganta de “é campeão” e marcar a conquista como o primeiro conquistado dentro de casa pelo E.C. Taubaté. Na volta para casa, em Quiririm, o preparador físico pôde refletir sobre o dever cumprido.

“É muito legal ver que seu trabalho foi reconhecido, não existe prêmio maior que você receber um parabéns pelo dever cumprido. A satisfação é enorme”.

Agachado ao lado da taça dourada Marcio Taino faz a foto oficial de campeão com a Equipe – Foto: Acervo

 

 

 

Sair da versão mobile