A Defesa Civil de Taubaté realizou na manhã desta segunda-feira, 9 de fevereiro, às 9h30, uma reunião comunitária no Cras do bairro Santa Tereza para apresentar e orientar os moradores sobre o simulado de desastre natural que será realizado na região no dia 9 de abril.
Durante o encontro, foi explicado como será conduzido o exercício, qual será o papel da população durante a simulação e quais ações integram o Plano Municipal de Contingências de Proteção e Defesa Civil. A iniciativa tem como objetivo preparar a comunidade para situações de emergência e garantir que os moradores estejam informados sobre os procedimentos de segurança. A reunião ainda contou com a presença do vereador Ariel Katz (PDT).
A Defesa Civil também detalhou o funcionamento do simulado, que irá testar, na prática, os protocolos de atuação conjunta entre órgãos de proteção e segurança, secretarias municipais e concessionárias de serviços essenciais, como energia elétrica e saneamento. A simulação deverá envolver equipes de emergência, resgate aéreo e terrestre.
Plano de Contingência
O simulado faz parte do processo de elaboração e consolidação do Plano Municipal de Contingências, que está em fase de debates e apresentação. Como parte desse processo, está prevista uma audiência pública na próxima quarta-feira, dia 11 de fevereiro, às 14h, na Câmara Municipal de Vereadores. A audiência será aberta à população, representantes da sociedade civil e órgãos interessados, com o objetivo de apresentar o documento e promover o debate sobre as ações previstas.
O Plano de Contingências ficou disponível para consulta pública no site oficial da Prefeitura entre os dias 2 de dezembro do ano passado e 18 de janeiro deste ano, período em que a população pôde enviar sugestões e propostas de melhoria por meio de formulário eletrônico. As contribuições recebidas serão apresentadas durante a audiência pública.
