Esteve visitando o Distrito de Quiririm na tarde dessa sexta-feira (2), a Deputada do Parlamento Italiano, Renata Bueno. A italo-brasileira conheceu a história dos italianos locais ao ser recepcionada por moradores no Museu da Imigração Italiana de Quiririm.

Na recepção, ao som do tenor Gustavo Berteli, estiveram presentes a vereadora Loreny, os deputados Davi Zaia e Pollyana Gama, além do ex-vereador Luizinho da Farmácia e a candidata ao senado italiano Helena Montanarini.



 

“Fazia tempo que eu devia uma visita à Taubaté, sou muito amiga da deputada Pollyana e do deputado Davi Zaia e eu já vinha sido convidada por eles outras vezes. A minha dificuldade é que eu sou deputada do parlamento italiano, apesar de ser brasileira, mas tenho que ficar em Roma. Eu venho bastante, ando bastante em toda a América do Sul que é meu colégio territorial, mas agora deu certo de organizar essa agenda. Estivemos com o prefeito e agora essa recepcção aqui no museu, para conhecer a história dos italos-taubateanos”, disse Renata Bueno que recebeu ainda livros que remontam a história de Quiririm, entregues pela Società 30 di Aprile e por Rosana Indiani com um livro de memórias do Sr. José Indiani.

Deputada da Itália discursa para convidados – Foto: Quiririm News

O Brasil possui cerca de 350 mil eleitores italo-brasileiros que podem votar em deputados e senadores do parlamento italiano, este ano as eleições acontecem em 15 de fevereiro para os eleitores estrangeiros e 4 de março para os italianos.

“Em primeiro lugar, nós termos um representante no parlamento italiano já é bastante coisa, se você pensar que na Itália o parlamento é o coração do país e que nós que estamos aqui temos voz lá dentro para tudo.  Eu sou deputada como todos os demais, isso já vale muito”, disse a deputada italo-brasileira.

“Nós temos questões de muito interesse, não só na parte cultural mas em tudo aquilo que nos vincula com a itália, desde a questão da língua, em projetos que a gente pode financiar, mas também em questões mais diretas, como acordos bilaterais. Acabamos de aprovar o acordo onde hoje os brasileiros que vivem na Itália podem usar sua carteira de motorista do Brasil ou vice e versa. Questões mais ligadas ao nosso interesse de descendentes, são várias questões diretas e também de assistência aos serviços consulares que a gente ajuda”, conclui.

Renata foi recebida pelo prefeito Ortiz Júnior na sede da prefeitura e recebeu o título de Hóspede Oficial do Município.

“Quiririm é lindo demais, inclusive a gente já ouve falar bastante dessa área, que o pessoal vem muito da capital para comer, que se tornou um ponto gastronômico único e importante aqui da região, tudo muito lindo e a gente se sente em casa. Estou super feliz de estar aqui”, afirma a parlamentar.

Renata Bueno elegeu-se em fevereiro de 2013 com mais de 20 mil votos e é a primeira brasileira nata, com dupla cidadania, a ter um mandato na Itália. Renata assumiu o cargo no Parlamento Italiano em março de 2013. Natural de Brasília, é doutoranda em Diritto Dell”Integrazione e Unificazione del Diritto nel Sistema Giuridico Romanistico – Diritti Europei e Diritto Lattino Americano nella Universitá degli Studi di Roma “Tor Vergata”.

Sua principal bandeira como deputada ítalo-brasileira é representar os italianos que moram na América do Sul, principalmente os duplos cidadãos que vivem na circunscrição.

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *