Marina Dias campeã mundial de paraescalada - Foto: Reprodução/Instagram Marina Dias

No Dia Internacional da Mulher, histórias de força e superação são essenciais para se lembrar o valor feminino. Neste dia 8 de março, o Portal Quiririm News lembra a trajetória de Marina Dias, natural de Quiririm, em Taubaté-SP, que enfrentou desafios que poderiam ter limitado seus passos, mas escolheu seguir em frente, escalar obstáculos e chegar ao topo.

Em 2009, Marina recebeu o diagnóstico de esclerose múltipla, uma doença neurológica que afeta a força e o controle muscular. O impacto foi grande: incertezas sobre o futuro, mudanças na rotina e a necessidade de reaprender a confiar no próprio corpo. Mas o que poderia ter sido um ponto final em sua vida ativa tornou-se o começo de uma nova jornada.

Foi na escalada que ela encontrou não só um esporte, mas uma forma de resistência e empoderamento. A cada treino, Marina pôde redescobrir suas capacidades e fortalecer sua mente, aprendendo a lidar com os desafios de maneira diferente até chegar em conquistas mundiais.

Do Diagnóstico ao Topo do Mundo

Com talento e disciplina, Marina passou a competir internacionalmente e rapidamente fez história. A paratleta atualmente é campeã mundial de paraescalada, tendo conquistado um título inédito para o Brasil logo em sua primeira participação no Mundial em 2023, realizado em Bern, na Suíça. A final foi uma disputa acirrada contra algumas das melhores atletas do mundo, mas Marina garantiu o ouro graças à sua performance impecável.

A vitória no Mundial foi o auge de uma temporada brilhante. Em 2023, antes do título mundial, Marina já havia conquistado dois ouros em Copas do Mundo, nas etapas de Salt Lake City (EUA) e Innsbruck (Áustria), além de um bronze em Villars (Suíça). Em 2022, sua primeira temporada internacional, já havia subido ao pódio duas vezes, levando um ouro e um bronze.

Mais recentemente, em 2024, ela também conquistou uma medalha de prata em Salt Lake City (EUA), totalizando assim 6 medalhas em competições de paraescalada.

“Eu fui a primeira mulher brasileira a competir nas competições brasileiras de paraescalada junto com a Camila, uma outra atleta, mas nós começamos juntas, até então não tinha, né? Então, e por muitas competições depois dessa, eu fui a única mulher participando. É uma sensação um pouco estranha de estar abrindo portas, mas ao mesmo tempo de não ter outras mulheres vindo junto, é um pouco solitário, talvez”, enfatizou a paratleta.

Além dos desafios físicos e técnicos da escalada, Marina destaca que as mulheres no esporte ainda enfrentam desigualdade em relação aos homens.

“Assim como na sociedade em geral, no esporte os homens são muito mais valorizados do que as mulheres, as conquistas das mulheres são menos valorizadas que as conquistas dos homens. Então eu acho que tem essa diferença aí no reconhecimento, acho que tem essa sobrecarga maior por nós. As mulheres que normalmente assumem as coisas da casa, então é muito acúmulo de coisas. Então a gente se dedica, acho que até mais. E tem menos reconhecimento”, disse Marina.

Uma Mulher Que Inspira

Marina acumula 6 medalhas de vitórias em paraescalada – Foto: Reprodução/Instagram Marina Dias

As medalhas e títulos fazem de Marina Dias uma referência no esporte, mas seu maior legado é a inspiração que deixa para outras mulheres, como paratleta e representante do Brasil em uma modalidade ainda pouco conhecida no país.

Quando questionada sobre quem a inspira, Marina não hesita em citar um exemplo muito próximo a ela.

“Acho que a mulher que me inspira hoje é a minha mãe. A minha mãe mora em Quiririm. Ela é uma mulher que, mesmo em face de grandes adversidades que a vida trouxe para ela, nunca desistiu, nunca desanimou. Teve muitos momentos bastante difíceis e conseguiu tocar a vida da melhor forma possível. Então sempre se dedicou muito, muito para fazer o que precisava ser feito. Enfim, ela é minha maior inspiração, eu diria”, afirmou Marina.

Com sua trajetória, Marina deseja deixar um legado para as próximas gerações de mulheres na escalada.

“E acho que legado para as outras pessoas é mostrar que é possível que a gente pode chegar em lugares que a gente nunca imaginou ocupar, que a gente não pode se deixar abater pelas dificuldades da vida, que a gente pode surpreender a todo mundo, inclusive a nós mesmos. Então para a gente nunca desistir, apesar de todas as dificuldades, e continuar em frente. E abrir portas para outras mulheres. Eu espero que tenhamos mais mulheres na cidade, no Brasil, na escalada e conquistando ótimos resultados aí”, disse Marina.

No Dia da Mulher, Marina Dias é um exemplo de que nenhuma limitação pode definir quem cada uma é ou até onde pode chegar. Sua trajetória mostra que as dificuldades podem ser enfrentadas com determinação e que cada mulher tem dentro de si a capacidade de alcançar alturas inimagináveis.

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

2 comentários para “Dia da Mulher: A paratleta Quiririense que transformou desafios em conquistas mundiais”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *