A possível instalação da Usina Termoelétrica (UTE) São Paulo em Caçapava voltou a ganhar destaque após a Diocese de Taubaté divulgar, neste mês de agosto, uma carta aberta manifestando preocupação com o projeto. O documento, assinado pelo bispo Dom Wilson Luís Angotti Filho e apoiado pelas demais dioceses do Vale do Paraíba, defende que a geração de energia na região seja feita a partir de fontes limpas e renováveis.
“É imprescindível que a suficiência energética seja proveniente de fonte limpa e renovável, se fundamente na proteção e respeito à vida, na prevenção socioambiental, na escuta e respeito à população”, afirma a carta, que também cita riscos à saúde, à qualidade do ar, à segurança hídrica e ao equilíbrio ambiental do Vale do Paraíba.
O Quiririm News acompanha o caso desde 2024 e em fevereiro deste ano de 2025, o projeto da UTE São Paulo, da empresa Natural Energia, não conseguiu obter licença prévia junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Na ocasião, o órgão apontou que 65% das 233 solicitações de complementação ao Estudo de Impacto Ambiental (EIA) não foram atendidas.
Segundo o Instituto Internacional Arayara, que monitora a situação, em junho o Ibama solicitou novos esclarecimentos à empresa responsável pelo empreendimento, que foram respondidos em julho. Agora, é aguardada uma nova manifestação do órgão ambiental.
Com capacidade prevista de 1,6 gigawatts (GW), a usina funcionaria a gás natural e poderia, segundo o Arayara, elevar em quase 30 vezes as emissões de gases de efeito estufa no município de Caçapava.
Confira a Carta Aberta da Diocese na íntegra:
Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News
Deixe um comentário