A Rua Cel. Marcondes de Mattos, conhecida como “rua do meio”, no Distrito de Quiririm, ganhou flâmulas com as cores da bandeira da Itália no último final de semana. A decoração faz parte de uma série de ações da “Società Trenta di Aprile”, para trazer mais elementos que valorizem a identidade italiana do local.
As flâmulas foram colocadas nos postes ornamentais da rua e ficarão permanentemente por lá, sendo retiradas apenas para manutenção e limpeza. Elas foram confeccionadas recentemente e penduradas pela equipe da “Società” neste sábado, 7 de setembro. Dalila Valério, diretora da associação, conta que essa ação busca preservar a característica de colônia italiana.
“Quiririm foi uma núcleo oficial de colonização italiana, isso lá em 1889, é de lá pra cá, infelizmente perdemos muito da característica italiana. Ainda temos alguns casarões que buscamos preservar, mas a ideia de colocar essas flâmulas com as cores da bandeira da Itália, foi realmente para passar esse sentimento de que aqui ainda é uma colônia italiana”, disse Dalila.
O presidente da “Società”, Douglas Castilho, também reforçou esse compromisso da associação em manter viva a tradição italiana no Quiririm. “A Società acredita que a colônia italiana precisa ter mais visibilidade pra sua rica história durante o ano todo. As flâmulas colaboram com a identidade local e podem despertar a curiosidade dos turistas que por aqui passam em saber mais sobre a história da imigração. Fiquei muito contente com o resultado, para nós que amamos Quiririm, a rua do meio ficou ainda mais charmosa do que já é, com as flâmulas italianas somadas as casas e casarões antigos”, disse Douglas.
A partir de agora, quem passa pelos comércios da Rua Cel. Marcondes de Mattos pode garantir uma foto que mostre claramente que o local é uma colônia italiana preservada em Taubaté.