Um novo empreendimento na Av. Padre Hugo Bertonazzi, ao lado do novo mirante do Distrito de Quiririm, promete trazer um parque gastronômico para o local no começo de 2025. As construções já se iniciaram e, segundo os responsáveis, buscam valorizar a paisagem da várzea e movimentar o turismo na região.
De acordo com a arquiteta responsável pela obra, Anne Matarazzo, o espaço tem um conceito de arquitetura biofílica, ou seja, valorização dos elementos naturais, como as espécies vegetais e também o uso de materiais mais naturais, como madeira, tijolos e pedras. O local em construção busca priorizar a paisagem e a vista, com a vegetação integrada, sendo utilizadas espécies predominantemente nativas para o paisagismo.
A responsável também disse que o parque gastronômico vai contar com cafeteria, casa de plantas, choperia, doceria, sorveteria, hamburgueria, entre outras lojas, como Charcuterias (de produções locais) , loja de artesanato e bijuteria, também de artesãos locais. Junto disso, o projeto promete contar com áreas de lazer, como redarios e playground.
A Prefeitura de Taubaté também informou que foram realizadas reuniões junto ao Conselho de Patrimônio e Conselho de Meio Ambiente, já que a várzea do Quiririm é tombada pelo patrimônio histórico e é local de conservação ambiental. A arquiteta da obra também informou que foram consultados membros das associações da colônia italiana de Quiririm para que possam criar uma agenda cultural, com apresentações e atividades da comunidade local. Pensando nisso, o projeto implementou uma praça seca, que deverá receber exposições e apresentações ligadas a cultura e tradição italianas.
O espaço será aberto ao público, nos moldes do Parque do Capivari, de Campos do Jordão-SP, sendo uma propriedade privada mas agregando como um espaço para as pessoas. A inauguração está prevista para o início do ano de 2025.
O Portal Quiririm News questionou quais as empresas que irão se instalar no local, mas a responsável pela obra disse que ainda estão em negociações.
Fazem parte do projeto arquitetônico, a arquiteta Anne Matarazzo, a arquiteta Amanda Lopes e acompanhamento técnico da engenheira Lilian Campos. A área do terreno é de aproximadamente 21.000,00m2 e a área construída de 680,00m2.
Confira abaixo o croqui do parque gastronômico: