Ícone do site Quiririm News

Distrito de Quiririm terá parque gastronômico previsto para 2025

Um novo empreendimento na Av. Padre Hugo Bertonazzi, ao lado do novo mirante do Distrito de Quiririm, promete trazer um parque gastronômico para o local no começo de 2025. As construções já se iniciaram e, segundo os responsáveis, buscam valorizar a paisagem da várzea e movimentar o turismo na região.

De acordo com a arquiteta responsável pela obra, Anne Matarazzo, o espaço tem um conceito de arquitetura biofílica, ou seja, valorização dos elementos naturais, como as espécies vegetais e também o uso de materiais mais naturais, como madeira, tijolos e pedras. O local em construção busca priorizar a paisagem e a vista, com a vegetação integrada, sendo utilizadas espécies predominantemente nativas para o paisagismo.

A responsável também disse que o parque gastronômico vai contar com cafeteria, casa de plantas, choperia, doceria, sorveteria, hamburgueria, entre outras lojas, como Charcuterias (de produções locais) , loja de artesanato e bijuteria, também de artesãos locais. Junto disso, o projeto promete contar com áreas de lazer, como redarios e playground.

A Prefeitura de Taubaté também informou que foram realizadas reuniões junto ao Conselho de Patrimônio e Conselho de Meio Ambiente, já que a várzea do Quiririm é tombada pelo patrimônio histórico e é local de conservação ambiental. A arquiteta da obra também informou que foram consultados membros das associações da colônia italiana de Quiririm para que possam criar uma agenda cultural, com apresentações e atividades da comunidade local. Pensando nisso, o projeto implementou uma praça seca, que deverá receber exposições e apresentações ligadas a cultura e tradição italianas.

O espaço será aberto ao público, nos moldes do Parque do Capivari, de Campos do Jordão-SP, sendo uma propriedade privada mas agregando como um espaço para as pessoas. A inauguração está prevista para o início do ano de 2025.

O Portal Quiririm News questionou quais as empresas que irão se instalar no local, mas a responsável pela obra disse que ainda estão em negociações.

Fazem parte do projeto arquitetônico, a arquiteta Anne Matarazzo, a arquiteta Amanda Lopes e acompanhamento técnico da engenheira Lilian Campos. A área do terreno é de aproximadamente 21.000,00m2 e a área construída de 680,00m2.

 

Confira abaixo o croqui do parque gastronômico:

Sair da versão mobile