O Distrito de Quiririm foi tema de um episódio de uma websérie documental lançado nesta terça-feira, 24 de setembro, no Museu da Agricultura de Quiririm. O episódio faz parte da segunda temporada do “Revendo Taubaté”, projetado para trazer a tona a história de diversos pontos importantes da cidade de Taubaté.
A equipe responsável pela produção do documentário conta que a ideia de se falar sobre Quiririm veio através de uma pesquisa histórica da colônia por conta da movimentação que vinha acontecendo em relação a importância do local e as discussões que ocorreram no começo do ano se Quiririm se mantinha como Distrito ou não.
“Tem muita história que aconteceu aqui, tanto local, quando durante as festas que são grandiosas, isso movimenta a cidade e traz outras cidades pra cá. Nós buscamos o que conseguiríamos mostrar e quem poderíamos trazer para contar a história no documentário”, conta Vanessa Toledo, idealizadora, produtora e diretora do “Revendo Taubaté”.
Com a participação do público, entrevistados, funcionários da prefeitura e produtores responsáveis, o lançamento ocorreu em meio a programação da 18ª Primavera dos Museus de Taubaté. Como o tema desse ano conta sobre acessibilidade em museus, o documentário se encaixa por levar tradução em libras e legendas, além de audiodescrição.
“Quando eu vi a exibição do primeiro episódio da série na CTI, eu conversei com os responsáveis e descobrimos que teria um episódio sobre Quiririm e que ele teria todos os acessos para uma pessoa surda, por exemplo. Como isso se encaixa na proposta de inclusão e acessibilidade nos museus, a web série veio de encontro”, conta Tina Lopes, Gestora da Área de Museus, Patrimônio e Arquivo Históricos de Taubaté.
A gravação da web série foi realizada próximo ao período da Festa Italiana de Quiririm e contou com a participação de três entrevistados locais: Dheminho Canavezzi, Preta Valério e Maria Rosa Pistilli. Como descendentes de italianos e participantes ativos da manutenção da cultura local, eles puderam mostrar um pouco sobre como é viver numa colônia italiana preservada em Taubaté.
“Pra mim é uma honra e uma alegria muito grande falar do nosso Quiririm, que é sempre muito bem preservado. Eu participo da “Società Trenta di Aprile” e procuramos sempre preservar toda essa tradição e o patrimônio do Distrito. Falar da imigração italiana é sempre muito bom, eles aqui chegaram com muita vontade de trabalhar e fizeram o Quiririm que hoje nós buscamos preservar”, conta Maria Rosa Pistilli.
Assista abaixo o episódio do documentário sobre Quiririm que já está disponível ao público gratuitamente na página do Youtube do “Revendo Taubaté”.