Preparador físico Marcinho comanda alongamento dos atletas do Taubaté antes de treino - Foto: Douglas Castilho / Quiririm News

Responsável pelo preparo físico da equipe do Esporte Clube Taubaté, que disputa a 46ª Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Preparador Físico Mário Marcio Taino, morador de Quiririm, em entrevista ao Quiririm News fala de sua oitava participação na Copa São Paulo de Futebol Júnior, carreira e desafios.

Quiririm News: Qual sua formação acadêmica?
Mário Marcio: Sou formado em Educação Física pela Universidade de  Taubaté – UNITAU



 

QN: De onde surgiu a vontade de seguir nessa profissão e por onde já trabalhou?
MM: Por ser um amante do futebol e por que sempre tive na minha família (Taino), atletas profissionais , tios e primos como, Tio Toninho Taino (E.C. Taubaté) , Eder Taino ( E.C .Taubaté e São Paulo F.C.) , Toninho Taino Filho (E.C. Taubaté e E.C. Bahia), isso me motivou a fazer educação física e partir para esse lado.

QN: Quando foi contratado pelo E.C.Taubaté?
MM: Comecei a trabalhar no Esporte Clube Taubaté no ano de 2001, recebi convite do treinador Eder Taino para fazer parte da comissão técnica dele. Sou muito grato pela oportunidade que ele me deu, o Eder Taino é uma das pessoas mais importantes na minha caminhada no futebol. Trabalhei de 2001 a 2009 e voltei em março de 2014 onde estou até hoje.

Morador de Quiririm, Mário Marcio Taino ...

Preparador físico Mário Marcio Taino participa de sua oitava Copa São Paulo de Futebol Júnior – Foto: Quiririm news

QN: Qual sua expectativa para a competição do E.C.Taubaté na Copa São Paulo de futebol Junior?
MM: A expectativa é a melhor possível, o trabalho vem sendo realizado desde o começo do ano, é um time guerreiro com uma vontade de vencer muito grande.

QN: Que tipo de trabalho você desenvolve com os jogadores?
MM: Trabalho Físico , eu preparo a equipe fisicamente, tenho que deixar os atletas na “ponta dos cascos” (risos), o time tem que estar voando em campo, pronto para suportar os 90 minutos.

QN: Você se considera um representante de Quiririm na 46 Copa São Paulo de Futebol Júnior?
MM: Lógico que me considero, Quiririm é a minha raiz e onde nasci, cresci e estou até hoje, minha família toda é de Quiririm, aonde eu estiver o Quiririm vai estar no meu coração.

QN: Dentro de sua profissão, você tem algum ídolo? Se sim, quem é e por quê?
MM: Ídolo não , mas tem alguns profissionais da área que trabalhei e aprendi muito. O Professor Rodrigo Franklin, Sandro Sargentine, Fernando Veloso, Dino Zaparoli, são profissionais maravilhosos e muito competentes da área que aprendi e devo muito à eles. Me desculpe se esqueci de alguém.

QN: Um jogador acima do peso do Taubaté chamou a atenção no primeiro jogo da copinha, tanto pela forma física, mas também pela força e habilidade, existe um trabalho específico para o Valtinho, como é?
MM: Famoso Valtinho (risos). Na verdade tem sim, desde  que ele chegou e se apresentou foi feito uma avaliação física. Ele estava com quase 10 quilos acima do seu peso, foi feito uma planilha de treinamento aonde ele treinava em três períodos, às 8h ele realiza um trabalho aeróbico de 40 minutos, às 11h academia, trabalho de resistência muscular, e às 16h o trabalho com bola. Depois de 20 dias ele conseguiu baixar seu percentual de gorduara de 21 para 17. A partir dai comecou um outro tipo de trabalho muita força e hoje ele está com quase 14 de percentual de gordura, mais 1% e ele chega no peso ideal.

QN: O que preparar fisicamente a equipe do E.C.Taubaté em uma competição nacional tão importante significa para você?
MM: Significa muito, além de uma enorme responsabilidade. É mais um sonho realizado, pois estou indo para a minha oitava Copa São Paulo, muito orgulho mesmo por estar trabalhando em um grande clube.

QN: O que os torcedores podem esperar nesta competição?
MM:  Muita luta, garra e time que não vai desistir de modo algum. Uma equipe com muita fome de bola, não prometemos a vitoria, mais que vamos nos entregar sim. Deixo aqui um grande abraço à seus leitores e obrigado pela oportunidade de participar desse grande projeto o Quiririm News.

O Esporte Clube Taubaté volta à campo para a segunda partida da Copa São Paulo nesta quarta-feira (7), onde enfrenta a equipe do Araxá- MG. A partida tem início às 14h no estádio Joaquinzão, a entrada é franca.
,,,,,,

Além do preparador físico Mário Marcio,  o auxiliar Germano Coutinho (Fundo da foto), também é de Quiririm – Foto: Douglas Castilho/Quiririm News

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *